ECONOMIA CRIATIVA
NOVA MATRIZ PARA IMPULSIONAR REGIÃO
O turismo é o principal motor da economia da Região das Hortênsias. Com a pandemia, o setor foi diretamente atingido. Inicialmente e com mais intensidade, de forma negativa. Depois, positivamente com a retomada do turismo interno. No auge da crise, alternativas foram buscadas para manter viva a economia local. Em sua quinta edição, o Gramado Summit colocou a Serra Gaúcha na vitrine do empreendedorismo nacional. Após superar dois anos de recessão, o evento alcançou o posto de maior conferência de inovação do Brasil. Hoje, reúne mais de 160 palestrantes e mais de 300 expositores.
Canela segue os mesmos passos. Está caminhando para ser referência nos segmentos do empreendedorismo, da inovação e da tecnologia. Em parceria com iniciativa privada, a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, inaugurou na quinta-feira (31) o Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica).
“Inovação é sinônimo de geração de renda! Espaços como o Cidica proporcionam negócios e criação de empregos. Percorro o país inteiro divulgando as ações e os programas do Ministério e, a partir de agora, levarei o exemplo de Canela como um case de sucesso a ser seguido. É um projeto brilhante. Parabéns, Canela, pela iniciativa”, comenta o diretor Substituto do Departamento de Empreendedorismo Inovador da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, José Antônio Silvério.
Para o prefeito Constantino Oroslin, o Programa Canela Cidade Empreendedora e o Cidica proporcionarão mudanças profundas em Canela. “Percebemos a seriedade e a grandeza deste projeto em cada detalhe. É uma nova fase para o desenvolvimento e tenho certeza de que o espaço entregará resultados positivos para os empresários e a sociedade”, projeta Orsolin.
Com a inauguração do Cidica, Canela busca criar uma nova matriz econômica
Foto: André Fernandes
JUNTA COMERCIAL DO RS E UCSINOVA VISITARAM
O Cidica está recebendo diversas atividades e a visita de representantes de entidades e instituições que buscam informações sobre o Programa Canela Cidade Empreendedora, além da concretização de parcerias para exploração do espaço. Na última semana, a presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Lauren Momback, esteve no local acompanhada pelo coordenador do Programa Descomplica RS, Tomas Holmer. Foram recepcionados pelo vice-prefeito Gilberto Cezar e pelo secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo.
Durante a visita, Lauren e Tomas conheceram a estrutura do Cidica e apresentaram o Projeto Tudo Fácil que tem como objetivo desburocratizar o processo para abertura de empresas, de forma gratuita, e em apenas alguns minutos. “É uma excelente proposta para ser implementada aqui em Canela e gerar ainda mais desenvolvimento”, avalia Gilberto Cezar. Já o secretário Luciano Melo, lembrou que o Cidica deverá abrigar em breve a Sala do Empreendedor, que vem ao encontro do que é proposto no Projeto Tudo Fácil. “A desburocratização contribui para a geração de empregos e renda, além de acelerar o processo de fomento à economia. A Sala do Empreendedor agilizará o atendimento concentrando os serviços em um único local”, projeta Melo.
PARCERIA
Representando a UCS estiveram no Cidica o diretor da UCSInova, Cesar Panisson, o coordenador de pesquisa Matheus Jahn e o coordenador do Programa STARTUCS, Fabio Verruck. A intenção é firmar parcerias com o Cidica para o desenvolvimento de workshops e capacitações, tanto para estudantes da universidade como para a comunidade em geral. “Queremos estar presentes no Cidica através do TecnoUCS que tem como objetivo fundamental promover a conexão entre os atores do desenvolvimento, levando para o mundo empresarial, o poder público e a sociedade o conhecimento produzido na universidade”, revela Panisson.
Cidica fica localizado na rua São Francisco, 199
Foto: André Fernandes
CIDICA FAZ PARTE DO PROGRAMA CANELA CIDADE EMPREENDEDORA
O Cidica faz parte do Programa Canela Cidade Empreendedora. No local, funcionam o Departamento de Desenvolvimento Econômico, o Sine - Agência de Serviço Nacional de Empregos e a Sala do Empreendedor, onde está o Departamento de Alvarás, ISS, ICMS e Talão do Produtor, além da Junta Comercial. A estrutura abriga também uma arena com capacidade para até 150 pessoas, Espaço de Negócios, Espaço Coworking e Observatório.
Conforme o secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico de Canela, Luciano Melo, em breve entrarão em funcionamento a Escola de Empreendedorismo, o Espaço para Incubação de Empresas e Startups e o Espaço Gourmet. “O Cidica chega para revolucionar Canela, com o objetivo de fortalecer todos os setores econômicos do município e buscar uma nova matriz econômica através da tecnologia e da inovação. Agradeço imensamente a todos os patrocinadores e apoiadores do projeto. Nosso sonho já é uma realidade”, destacou Melo. O Cidica fica localizado na rua São Francisco, 199. Mais informações pelo telefone (54) 3282-5167.
Espaço foi aberto oficialmente na presença de autoridades municipais, estaduais e federais
Foto: André Fernandes
FESTIVAL DO FUTURO
GRAMADO SUMMIT REÚNE MAIS DE 160 PALESTRANTES E DE 300 EXPOSITORES
Com mais de sei mil participantes reunidos, a Gramado Summit iniciou quarta-feira (6) sua quinta edição. No primeiro dia de evento, palestraram nomes como Rafa Kalimann (Influenciadora), Joel Jota (Influenciador), Kim Farrell (TikTok), Rincon Sapiência (Músico), Louise Peres (Meta) e Núbia Mota (Adobe). Até sexta (8), a conferência de inovação terá mais de 160 palestras.
Com uma área construída de mais de 20 mil m², o evento é dividido em uma estrutura que conta com uma feira de negócios e com quatro palcos de conteúdo simultâneos. Na parte da feira, estão expostas mais de 300 marcas, incluindo startups em estágio inicial e grandes corporações.
No evento, são abordados temas ligados à tecnologia, inovação, comunicação, marketing, vendas, finanças, investimentos e cases de empreendedorismo. Entre os nomes confirmados para a programação estão Luiz Pondé (Filósofo), Alfredo Soares (VTEX), Helena Bertho (Nubank), Pedro Janot, Veronica Oliveira (Faxina Boa) e Marcos Pianger (Papai é Pop).
Além dos destaques de conteúdo, o evento também realiza competições com premiações para participantes e expositores. São elas a Batalha de Startup e o Código Aberto. A primeira é realizada em parceria com a aceleradora Ventiur e investe até R$ 1 milhão na melhor startup da feira. Já a segunda competição, é feita pela empresa Laghetto e busca premiar a melhor solução tecnológica apresentada para a rede hoteleira. “Sem dúvidas esta é a maior edição da Gramado Summit. Atingimos grandes números e superamos expectativas”, avalia o CEO do evento, Marcus Rossi.
JOEL Jota foi um dos palestrantes do evento
Foto: Luringa
MARCUS Rossi, CEO da Gramado Summit
Foto: Divulgação
POR UM FUTURO MELHOR
Em sua quinta edição, a conferência veste o slogan de Festival do Futuro, discutindo temas relevantes e apresentando ideias disruptivas. Entre os visitantes, estão participantes de praticamente todos os Estados brasileiros. “Percebemos que a Gramado Summit tem a capacidade de reunir em uma mesma cidade moradores de todos os cantos do país, que possuem um único objetivo: transformar a realidade e construir um futuro melhor por meio do empreendedorismo e da inovação”, salienta Rossi.
MAIS de 300 marcas expostas na feira
Foto: Divulgação
Olá, deixe seu comentário para NOVA MATRIZ PARA IMPULSIONAR REGIÃO
Jornal Nova Época Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X