Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
Novo palco da cultura está quase pronto
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Novo palco da cultura está quase pronto

O principal endereço da cultura e da arte em Canela em breve estará de cara nova. O Teatro Municipal ou Teatrão, que há quatro anos, estava desativado por conta de uma interdição pela falta de um Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) atualizado está passando por reformas. As melhorias, somadas ao PPCI regularizado, possibilitarão um ambiente mais agradável com infraestrutura adequada para voltar a ser palco de peças teatrais, shows musicais, feiras e outras atividades artísticas e comerciais.
A revitalização do espaço está quase concluída, faltando pequenos acabamentos e a decoração. Pequenas obras, como um sistema acústico e palco repaginado, irão elevar a qualidade do espaço. Por isso, a reestreia do Teatrão está marcada para 22 de outubro, data abertura do 34º Sonho de Natal. Ao longo da festividade natalina, o local receberá algumas atrações, como O Som do Vento, Alto de Natal e Christmas in Concert.
Ao término do evento, em 9 de janeiro de 2022, o Teatrão ficará de portas abertas para a comunidade com programação artística contínua dando vida ao espaço.
Junto com as reformas, o equipamento público passará a contar com uma gestão profissional. Neste sentido, a utilização do local passará a ser cobrada, conforme regras que serão estabelecidas por meio de legislação específica.
A nova roupagem do Teatrão será possível a partir de um movimento comunitário proposto e liderado pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. A iniciativa ganhou o apoio de várias empresas que estão engajadas no projeto. “As pequenas obras estão em fase de acabamento e, em seguida, a decoração será instalada”, conta o secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches.
Detalhes como a instalação de novos ar-condicionados não serão viabilizados em um primeiro momento, mas no ano que vem a administração municipal pretende captar recursos federais para viabilizar mais melhorias. Também em 2022, um edital será lançado pelo poder público para fomentar novas atividades culturais dando ainda mais vida ao Teatrão.
Mais de 30 pessoas, entre técnicos e mão de obra, estão envolvidas na recuperação do Teatro Municipal. As pequenas obras custarão aproximadamente R$ 200 mil, sendo a maioria financiadas com recursos aportados por empresas que apoiam o projeto. “Dentro das nossas condições, o Teatrão vai ficar melhor do que era. Todo um tratamento acústico foi feito no teto. Estamos dando uma nova vida ao Teatrão”, afirma Sanches.
Adaptações para atender protocolos de segurança sanitária estão sendo feitas. As mudanças também incluem acessibilidade, saídas de emergência, nova iluminação, nova sonorização, nova projeção, mais banheiros, reforma do teto, uma sala de administração e hall novo.


RESGATE CULTURAL
“Assumimos um local que estava parado. Sabíamos que uma reforma completa seria milionária. Por isso, o Teatrão seria repassado para a iniciativa privada, mas como não houve manifestação não podíamos mais esperar”, comenta Sanches, referindo-se a concorrência pública para a concessão do Teatrão, que não atraiu interessados.
“Canela tendo a necessidade, cada vez mais, de resgatar grandes eventos e voltar a ser palco de outros. Então, tocamos esse projeto em frente, o qual foi muito bem aceito pela iniciativa privada que está sendo parceira neste projeto. Não estamos criando um novo Teatrão, mas sim, reformando o existente, melhorando-o conforme nós podemos”, acrescenta o secretário.
A intenção é de, no ano que vem, com verbas da União transformar o Teatro Municipal em uma referência na região de casa de espetáculos, de arte e de teatro. “Nossa intenção é de que a reforma do Teatrão seja um ícone de resgate cultural, mas principalmente mostrar mais uma vez que a iniciativa privada, poder público e a comunidade juntos podem muito mais”, destaca Sanches.


APOIADORES DA REFORMA
A recuperação do Teatro Municipal tem como apoiadores Golden Propriedades de Lazer, Motormac, Cooperativa Sicredi, Churrascaria Garfo e Bombacha, Bondinhos Aéreos, Resicolor Indústria de Tintas, Casa das Tintas, Kw Incorporadora, Tensarte, Lucendi, Casulo Arquitetura, Quality, Limpa Bem, Brocker Turismo, Bustour, Trevo Decorações, AdylNet, Blue Show e Câmara de Vereadores.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Novo palco da cultura está quase pronto

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época