Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
O frio de renguear cusco
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O frio de renguear cusco

Apesar das baixas temperaturas já enfrentadas nessa época dando “oh de casa”, a estação fria vai chegar no próximo dia 20 (às 18h44min).É o nosso inverno típico, com seus ventos, suas chuvas, sua neve e sua geada. E com seus dias pequenos e noites grandes...
Um elemento típico do inverno gaúcho é o vento minuano, ou simplesmente “minuano” - frio cortante, gelando até os ossos. Outro, é a neve, com seus flocos de temperatura amena, para enregelar tudo após a queda. Tem também a chuva fina, “guasqueada”, fria e molhada, que não se sabe de onde vem. E ela, a geada, silenciosa e calma, dando um espetáculo de cor a cada amanhecer gelado, vitrificando poças de águas rasas. E, com ela, um frio: o frio de “renguear cusco”.
Para conhecer o termo:
Renguear - (BRAS) Int - Claudicar, manquejar, capengar - ao andar, uma pessoa ou animal. FRAS: falso como renguear de cusco (diz-se de algo que não corresponde à realidade, que é fingido ou sem causa aparente)........ (Aldyr Garcia Schlee. Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense. Pelotas,RS - 2019).
Rengo, adj. Diz-se do animal ou de pessoa que manqueja de uma das pernas. Coxo. O mesmo que rengueado. (Zeno e Rui Cardoso Nunes. Dicionário de Regionaloismos do Rio Grande do Sul. Martins Livreiro - Editor - Porto Alegre,RS - 1984).
“Rengo que nem cusco velho em dia de geada - cusco velho - cachorro idoso. Sempre que cai geada os cachorros de idade sofrem e, parece, o reumatismo os castiga, deixando-os rengos, capengueando. Diz-se das pessoas ou animais que claudicam ao caminhar, e, também, das que precisam de auxílio sempre que desejam fazer alguma coisa melhor (Walter Spalding, Baú de Estância).
Cusco - (BRAS) S.m. Cachorro, cão. Qualquer animal canino de raça indefinida. Guaipeca, cachorro pequeno. (Aldyr Garcia Schlee. Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense. Pelotas,RS - 2019).
Cusco, s. - Cão pequeno, cão fraldeiro, cão de raça ordinária. O mesmo que guaipeca, guaipeva, guaipé...... (Zeno e Rui Cardoso Nunes. Dicionário de Regionaloismos do Rio Grande do Sul. Martins Livreiro - Editor - Porto Alegre,RS - 1984).
Como vimos, é o cachorro que, em dias de geada, ao pisar com dificuldade no gelo sai... rengueando. Assim, com o regionalismo gaúcho “renguear”, mais o espanhol “cusco”, temos o conhecido ditado frio de renguear cusco, um dos mais autênticos representantes do falar, do observar e do agir, nos usos e costumes do Rio Grande do Sul... a nossa terra!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para O frio de renguear cusco

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época