Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL

 

Nos últimos anos o mercado de moda está se abrindo para mudanças, se adaptando às novas realidades, tanto no quesito de padrões estéticos, diversidade, como para a sustentabilidade. Hoje é possível encontrar várias empresas com produtos e serviços no mundo da moda mais sustentável. Confesso que nunca levantei esta bandeira, mas tenho me tornado mais consciente nos últimos tempos. Admiro quem tem esta iniciativa, e tenho certeza que a geração do meu filho estará mais preparada do que a minha.


Dois conceitos são importantes quando se pensa em moda sustentável, slow e fast fashion, os quais são traduzidos para moda devagar e moda rápida, como o nome já diz, eles são contrários, enquanto o fast fashion visa rápida produção e mais consumismo, o slow fashion é o oposto, com produção demorada e menos incentivo a compras.


O consumo de uma moda sustentável é baseado na preservação do meio ambiente em todas as suas etapas de produção, buscando, por exemplo, reduzir a quantidade de poluentes usados na fabricação dos produtos e minimizando a retirada de matérias-primas da natureza. Já existem várias marcas brasileiras apostando nesse mercado.

 

O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL

 

Recusar, reduzir, reusar, reciclar. Se em algum momento fizermos uma pequena parte como comprar de marcas que estão associadas a projetos sustentáveis já estaremos contribuindo para um mundo melhor.

O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL


Estamos mais sustentáveis: 42% dos consumidores brasileiros estão mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente e 30% dos entrevistados estão atentos aos ingredientes que compõem os produtos. Mais conscientes também, 58% não compram produtos de empresas que realizam testes em animais e 65% não compram de empresas associadas ao trabalho escravo. (Estudo realizado pela Nielsen)

 

GARIMPO

A partir da premissa de que a roupa mais sustentável é aquela que já existe, crescem as alternativas para renovar o guarda-roupa que não envolve comprar novas peças.


Os brechós ainda são a principal alternativa de consumo consciente. Segundo um levantamento feito pelo site ThredUP, a compra de produtos de segunda mão aumentou 25% em apenas um ano. Esse tipo de mercado pode se enquadrar como disseminador da moda sustentável, já que incentiva o comércio de segunda mão e prolonga a vida útil das peças em bom estado.

 

O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL

 

UPCICLYNG

Apesar de não ser uma prática nova, já que é muito comum durante tempos economicamente incertos, no últimos tempos o upcycling está na moda no universo sustentável. A técnica do upcycling consiste em, com criatividade, dar um novo e melhor propósito para um material que seria descartado sem degradar a qualidade e composição do material. Um item que passou pelo upcycle normalmente possui uma qualidade igual ou melhor que a de seu original.


MOLE Bags – Caxias do Sul. Bolsas construídas a partir de couros reaproveitados da indústria e cuidadosamente selecionados. Especialista em Marketing & Branding e apaixonada pelo design autoral, Márcia Garbin criou a Mole Bags a partir de valores e conceitos que são caros para ela: simplificação, atemporalidade e o feito à mão.

 

O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL

 

O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL

 

O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL

 

TRANSFORMANDO ROUPAS DE BRECHÓ EM SAPATOS 

 

 

O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL

 

O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL

 

A InsectaShoes é uma marca de sapatos e acessórios ecológicos e veganos produzidos no Brasil. Eles transformam em sapatos peças de roupas usadas, garrafas de plástico recicladas e os mais diversos materiais. Nas Insecta o que estava descartado vira botas, oxfords, sandálias e slippersveganos, sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal. No mercado de calçados há cinco anos, a InsectaShoes acumula números surpreendentes de reciclagem: 21 mil garrafas plásticas, 2 mil metros de tecido, quase uma tonelada de algodão, mais de 1.600 quilos de papelão e 6.800 quilos de borracha já foram reciclados pela marca paulistana. Fundada por Bárbara Mattivy, a marca surgiu com a ideia de aproveitar peças com pequenos defeitos e que, por isso, não podiam ser revendidas.

 

CRADLE-TO-CRADLE

Uma das maiores varejistas de moda está cada vez mais comprometida com a sustentabilidade.

 

O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL

 

C&A – hoje é a maior fabricante e vendedora de produtos com algodão orgânico no mundo (globalmente, 33% das peças de algodão já vêm de produção sem agrotóxicos). Já em 2005 em uma viagem de pesquisa de moda a Paris lembro que já estavam lançando camisetas de algodão orgânico na C&A, foi a primeira vez que ouvi algo na linha de vestuário x sustentabilidade.


A camiseta vem com Certificação nível Gold da Cradle-to-Cradle (C2C), que no inglês significa do berço ao berço, sugerindo a circularidade. Além de ter um fim de vida nobre, o produto é produzido com algodão orgânico (sem uso de fertilizantes e pesticidas), os corantes e tintas utilizados são seguros ao solo e à saúde dos funcionários envolvidos no processo de tingimento, a energia usada na fabricação é renovável e compensa as emissões de carbono, a água utilizada no processo de produção é tratada antes de retornar ao ambiente, e as pessoas envolvidas na confecção trabalham dentro das normas legais de seus respectivos países.
Compostagem: a arte de transformar lixo em adubo orgânico.

 

MODA QUE REAPROVEITA RESÍDUOS E DESENVOLVE COMUNIDADES LOCAIS 

 

O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL

 

Colibrii-marca de Porto Alegre que existe para aproximar realidades diversas e gerar impacto social e ambiental positivos. É uma empresa social que cocria produtos junto a artesãs de comunidades locais a partir do reaproveitamento de materiais têxteis. Tudo isso é feito através de um processo que valoriza as pessoas, as relações humanas e o meio ambiente, aproximando quem compra de quem faz e fortalecendo o desenvolvimento local.

 

O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL

 

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Rhodia e Usaflex em parceria criaram um calçado produzido com solado a partir de injeção direta de PU (poliuretano) com sistema da Coim, utilizando matéria-prima da Rhodia, e com o cabedal em Knit feito com fio de poliamida biodegradável Amni Soul Eco®, também da Rhodia, e abre novas possibilidades para a indústria calçadista agregando produtividade ao reduzir recursos e insumos em seu processo industrial e sustentabilidade e conforto ao usuário final.

 

O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL

 

IMPACTO SOCIAL POSITIVO

 

O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL

 

MUDHA: Criada por duas gaúchas em 2016 a marca cria peças com bom gosto, responsabilidade social, ambiental e consumo consciente. A Mudha nasceu para quebrar o estigma que existe acerca da moda ecológica. Usando matérias-primas orgânicas e recicladas e mantendo uma cadeia de produção justa e limpa, a marca não deixa de lado o que realmente move a indústria da moda: o design.

 

FILANTROPIA


RESERVA - Conhecida por trazer para o universo masculino o lifestyle carioca e apostar na filantropia e customização como diferenciais, a marca carioca também tem 95% de sua produção feita no Brasil e gera pelo menos seis mil empregos diretos. Para diminuir o impacto da fome, a cada peça vendida nas lojas ou no site, a Reserva viabiliza a entrega de cinco pratos de comida para a Associação Civil Banco de Alimentos e do Projeto Mesa Brasil/SESC.

 

PARIS TEM COMO OBJETIVO SER A CAPITAL DA MODA SUSTENTÁVEL DO MUNDO

A cidade anunciou um plano de cinco anos para alcançar o objetivo para se tornar a capital da moda sustentável até 2024. A iniciativa, intitulada "Paris Good Fashion", terá como objetivo pressionar a indústria da moda a usar práticas mais sustentáveis. O processo será realizado por meio de três temas: melhorar o fornecimento e a rastreabilidade, trabalhar para tornar os processos mais sustentáveis (incluindo a Semana de Moda de Paris) e criar uma economia circular.

 

O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL

 

 

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para O FUTURO DA MODA SUSTENTÁVEL

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época