Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
O QUE QUER UMA MULHER?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O QUE QUER UMA MULHER?

O QUE QUER UMA MULHER?

Recentemente passamos pelo dia internacional da mulher. Dia muito comentado, onde inúmeras mensagens e cumprimentos ocorreram. A mim me causa um certo estranhamento essa felicitação, por mais que saiba da importância da data, marco de uma posição política e ideológica essencial na luta feminista. Somos felicitadas e ganhamos flores, mas há décadas nossas antecessoras são apedrejadas.

Talvez o meu estranhamento se dê nesse cruzamento da memória histórica e das reivindicações atuais, onde muitas vezes falhamos em estagnar no meio do caminho, onde nos orgulhamos do que vemos, mas não alimentamos a terra. A data histórica que deveria ser retomada como um recontrato de luta a cada ano, passa a ser só mais um dia no calendário.

A insatisfação das mulheres passa pela não aceitação de qualquer forma de misoginia ou preconceito ou de formas de diminuição. Frases como “mulher é sexo frágil”, ou “mulher é burra”, só denunciam aquele que as enuncia. Quem porta essetipo de fala precisa de alguma forma atacar as mulheres, mas, qual a ameaça? Aí temos uma fantasia clara de ameaça de castração e para se proteger disso, nega-se a potência do feminino.

A ameaça de castração fala do interdito pela lei simbólica, de que estamos todos submetidos às leis da linguagem na cultura e que, portanto, somos seres pensantes e não animais. Instintos de ataque e defesa servem para os animais sobreviverem em seus territórios, conforme as leis da natureza. Atacar uma mulher pelo simples fato de ser uma mulher, em uma tentativa de afirmação de gênero, já nos aponta à precariedade da posição subjetiva desse sujeito.

“A gente não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte” já dizia Arnaldo Antunes. A gente se refere a todas as gentes e mulher faz parte disso. A eterna insatisfação das mulheres diz muito mais do circuito do desejo que é inerente a todos os sujeitos, do que só delas. Sempre queremos mais pelo simples fato de que é isso que faz a roda da vida girar, e a forma como cada um vai rodar a sua, é muito particular e intransferível.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para O QUE QUER UMA MULHER?

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época