Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
O Que Vamos Aprender!
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O Que Vamos Aprender!

Assisti um vídeo de Leandro Karnal falando sobre o que as crianças vão aprender na pandemia. Ele comenta sobre os desníveis que vamos ter quando os alunos voltarem às aulas. Cada pessoa reage diferente às situações e, em especial, as crianças. Umas conseguirão assimilar as aulas on-line, a rotina diferente e entender que devem fazer os exercícios de educação física, mesmo estando em casa, já outras vão ficar confusas com tudo isso.
O papel da família e dos pais, com disciplina e muita conversa, não só sobre os temas de estudo, mas, principalmente sobre a vida, são de extrema importância neste momento. Ensinar o que está no dever de casa sim, sempre, mas conversar sobre empatia, sobre olhar o outro, sobre cuidar da natureza e sobre responsabilidades.
Mas, o mais bacana foi ele observar que talvez não seja o melhor ano para os filhos aprenderem a função da mitocôndrias ou entender o que é um adjunto adnominal - adoro o sotaque dele quando fala adnominal - mas o grande aprendizado do futuro é a capacidade de enfrentar coisas com as quais não estamos acostumados.
“O futuro demanda pessoas que reajam a situações inusitadas, porque as pessoas que só reagem ao previsível serão substituídas por robôs e algoritmos” diz o historiador, professor e pensador.
Que interessante esta frase - pessoas que só reagem ao previsível - porque a vida não é previsível, não existe um manual a ser seguido, a vida é surpresa. Ele ainda faz uma analogia e garante que o grande aprendizado do futuro é a capacidade de enfrentar coisas com as quais não estamos acostumados. Reagir ao inusitado, movimento, ação e enfrentar a situação que causa angústia e desconforto é o grande aprendizado deste ano. A vida é feita de surpresas constantes e quanto mais uma criança reagir positivamente aos desafios mais chance terá de ser um bom adulto e um bom profissional no futuro.
Todos estamos aprendendo com o que está acontecendo, filhos, pais, escola, professores. Estamos agora no campo do aprendizado, tendo que aprender e reaprender aquilo que julgávamos eterno. Reuniões on-line, distanciamento, respeito e empatia. Mas, só consegue entender que tudo isso pode ser uma grande chance de crescimento quem já estava treinado para o movimento, quem reage às adversidades da vida. Quem não tem medo e se move quando algo desconhecido acontece consegue, hoje, enxergar a oportunidade que está nos desafios. E, ensinar para uma criança que a vida muda, a todo instante, e, que neste momento é importante reaprender, talvez seja a mais importante lição da atualidade. Mostrar através de exemplos e atitudes o quando ser humano, olhar o outro e agir quando algo ruim acontece pode ser o que de melhor você pode dar ao seu filho. Enfrente a situação, mostre que você pode desviar dos caminhos tortuosos e se reinventar e quando isso não for possível aprender com as pedras que encontrar.
Em meio às nossas imperfeições, o nosso desafio é fazer o melhor possível, e a frase “feito é melhor que perfeito,” nunca fez tanto sentido pra mim. Na dúvida faça algo, se movimente, invente, crie e repense o que está vivendo agora se as coisas saírem do eixo. Ficar em casa reclamando da vida, do vírus, do governo, não resolve nada.
Quem não enfrenta o desconhecido não tem lugar no futuro. Não fui eu que disse, foi Leandro Karnal, eu só concordei, não me xinguem.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para O Que Vamos Aprender!

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época