Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
O SEU CELULAR ESTÁ TE ESCUTANDO,  BEM BLACK MIRROR
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O SEU CELULAR ESTÁ TE ESCUTANDO, BEM BLACK MIRROR

 

O SEU CELULAR ESTÁ TE ESCUTANDO,  BEM BLACK MIRROR

Algo estranho anda acontecendo. Você está com seu amigo em um bar, com seus celulares nos bolsos, discutindo sobre viagens para Minas Gerais para as próximas férias. No dia seguinte, vocês dois recebem propagandas pop-up pelo Facebook sobre vôos promocionais para Minas Gerais. Coincidência?


O medo de que os celulares estejam escutando nossas conversas privadas e guardando-as para depois enviar publicidade personalizada se tornou frequente. O pânico dos usuários ao não saberem nas mãos de quem está a sua privacidade também.


Mas é realmente possível alguém estar roubando nossas informações sem percebermos? Grandes chances de sim e um dos grandes fatores que contribuem para essa invasão é o mau uso da tecnologia. O desconhecimento abre a porta para abusos. Parece que é assim que as coisas estão funcionando. Os robôs de nossa rotina vão pegar nossos dados e planejar nosso fim. Talvez só não queiramos enxergar isso, mas...


Outro fator que contribui para que invasores usem nossos dados e saibam demais sobre a nossa vida, são os famosos Termos e Condições de Privacidade dos aplicativos instalados no celular. Quem os lê? Saímos aceitando tudo na maior plenitude e uma vez que autorizamos, não tem como saber se estão nos escutando 24h por dia.


A proliferação de microfones nos celulares e de alto-falantes inteligentes como o sistema Siri, da Apple e a Alexa, da Amazon – pode nos levar a pensar que qualquer um pode escutar as nossas conversas e que nossa privacidade está ameaçada. Zoe Kleinmann, correspondente de tecnologia da BBC. provou que não precisa ser um mestre na tecnologia para roubar dados de alguém.


No programa Business Daily, ela relatou a experiência que teve com seu celular e que a levou a desconfiar de que terceiros acessaram o microfone do aparelho para espioná-la. Zoe disse que um dia estava conversando com sua mãe, que contou que um amigo da família tinha morrido em um acidente de trânsito fora do país. O celular estava do lado.


Então, ela procurou saber se algum veículo de comunicação tinha noticiado o acidente. Digitou o sobrenome da pessoa no Google no mecanismo de busca, e o corretor sugeriu a ela corretamente o nome completo. O mais bizarro do caso era que nenhum meio de comunicação tinha escrito nada sobre o acidente.


Poderia ter sido uma bizarra coincidência, já que outras pudessem já ter buscado aquele nome antes no mecanismo, o que levaria a deduzir o restante. De qualquer forma, Zoe começou a investigar se realmente era possível que nossos dispositivos estivessem acessando nossas conversas.


Para tal, chamou um especialista no tema e o desafiou a criar um programa que fosse capaz de capturar as conversas pelo microfone de seu celular, a partir de um laptop. O homem desenvolveu em dois dias. Testado, mostrou ser possível converter em texto as nossas conversas pelo microfone do celular. Agora, o que poderiam fazer empresas gigantes de tecnologia? Quando é tão fácil obter os seus dados, extorsão ou chantagem passam a ser um risco real.


COMO SE PROTEGER


Talvez o conselho mais óbvio e importante seja: não tenha conversas importantes perto do seu celular. Mas, além disso, mantenha o sistema operacional atualizado, assim, se houver alguma suspeita ou falha no sistema operacional do telefone, a atualização resolve.


Cuidado com os aplicativos baixados e com as permissões que se concedem a eles. É realmente necessário que este jogo que você gosta tenha acesso à sua câmera? Para quê é necessário usar a câmera ou a localização? Sem contar que aplicativos que ativam o microfone consomem dados e bateria.


VOCÊ SABIA?


O Brasil tem 230 milhões de smartphones em uso. Entre smarts, computadores, notebooks e tablets, o país tem dois dispositivos por habitante. Em 2019, serão 420 milhões de aparelhos ativos, segundo indica a 30ª Pesquisa Anual de Administração e uso de tecnologia da Informação nas Empresas. Isso significa que houve um aumento de 10 milhões no número de smartphones em relação a 2018.

 

DICA DA SEMANA

Se você se interessou pelo tema e quer dar uma aprofundada, aconselhamos assistir o vídeo “Como a Cambridge Analytica analisou a personalidade de milhões de usuários no Facebook”. O vídeo publicado pela BBC News Brasil, mostra como a consultoria usou esses dados. Um teste que estabelece cinco tipos de personalidade serviu de base. A Cambridge Analytica obteve indevidamente os dados de 87 milhões de usuários – 443.117 brasileiros. 

 

A OPINIÃO DOS JOVENS

 

Este Mazááá foi produzido com a ajuda dos alunos da Escola João Corrêa e vale destacar algumas das opiniões sobre o assunto:


- Estão usando os nossos dados direta e indiretamente através das nossas pesquisas, compras e dados fornecidos;


- Nossas publicações dizem muito sobre quem somos e esta é uma forma de espionagem;


- As coisas estão muito fáceis de serem descobertas;


- A sociedade é moldada pelo celular. Tudo é informação e tudo tem que dar informações;


- Quem nos garante que a criptografia do Whatsapp é segura se eles conseguem até mesmo acessar informações para verificar fake news?


- “Desespero”, Yngrid Fattori


- “É importante ter mais cuidado com o que a gente acessa e com o que a gente deixa disponível para todos”, Júlia Oliveira


- “É perturbador, mas a tecnologia facilita a nossa vida”, Diogo Candiago


- “Não podemos contestar quando aceitamos os termos e condições de privacidade sem lê-los”, Anna Nascimento


- “Se expor traz consequências”, Arthur Fraga


- “Não possuímos controle e nada vai mudar”, Arthur Berti


- “Nem sempre somar é o ideal. Limite-se”, Nathalya Deon


- “Se permitimos é porque concordamos”, Rafael Rubian


- “É preciso pesquisar informações sobre o que a internet propõe para nós”, Asafe Vieira

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para O SEU CELULAR ESTÁ TE ESCUTANDO, BEM BLACK MIRROR

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época