Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
O TEMPO SOMBRIO QUE NOS AFETA
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O TEMPO SOMBRIO QUE NOS AFETA

O TEMPO SOMBRIO QUE NOS AFETA

Tenho escutado muitos relatos de pessoas com crises de ansiedade (ou de pânico) e, a maioria delas, sem entender e com dificuldade de pensar o porque disso. Pessoas que até então não haviam apresentado tais sintomas, ou ao menos, não de forma tão evidente. Parece que as angústias atuais estão ligadas àquelas do período mais difícil da pandemia, quase que como um efeito rebote, um retorno daquilo que na verdade, sempre esteve ali. Nos primeiros tempo da pandemia, o nosso psiquismo precisou se munir com todas as armas disponíveis para suportar o terror daquele momento e agora, que de vez em quando a bandeira branca acena, nossas defesas e resistências também baixam.
O que ocorre é um deslocamento do sintoma: o medo do vírus e da morte deslizam para o medo de andar de avião por exemplo, ou medo de sair de casa. O enfrentamento que tivemos que fazer neste período pandêmico e o desamparo que assolou a todos, não é sem efeitos. Para viver e para suportar a vida, negamos muitas coisas: que podemos ser atropelados ao sair de casa, que o avião pode cair...elegemos e priorizamos o saldo positivo das movimentações- o destino de viagem tão esperado ou o encontro com alguém querido ao sair de casa. Sabemos que podemos ter intercorrências ao longo do caminho, mas se ficarmos tomados por elas, a pulsão de morte reina e nos derruba.
A grande questão é que na pandemia, as nossas certezas caíram por terra e aquilo que negávamos antes, ficou a olhos vistos-e isso foi muito assustador. Agora, já um pouco (bem pouco) recuperados do susto e da tragédia, retomamos nossas vidas cotidianas com certo entusiasmo porém, ainda tendo que lidar com os restos que insistem em retornar, nos trazendo velhos medos em novas versões.
Este tempo sombrio que nos afeta-título do livro que escrevi com grandes colegas psicanalistas-parece que nos fez enxergar um pouco mais além, rasgando um pouco o véu que cobria os nossos olhos. A pandemia ainda reverbera em nós. Que possamos olhar para isso, atentos e de olhos bem abertos. Aquilo que faz resto e que retorna, quem sabe, possa ser mais disruptivo e menos mortífero.
E para quem se interessar mais sobre esses temas, teremos o lançamento do livro “O tempo sombrio que nos afeta-pensando a ética da psicanálise” aqui em Canela, dia 21/5 as 16h no Empório Canela.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para O TEMPO SOMBRIO QUE NOS AFETA

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época