Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
O Tropeiro e sua culinária
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

O Tropeiro e sua culinária

O tropeiro há muito espera pelo verdadeiro reconhecimento de sua figura na história, dado à sua importância como um “semeador” de informações, notícias e cidades.
Na verdade, o tropeiro tem influência direta na culinária de muitos países, inclusive aqui no Brasil, como vamos ver nas receitas abaixo.
Eram, na verdade, receitas simples e sem muitos temperos, a não ser aqueles de fácil transporte durante as longas tropeadas. Mas, mas receitas atuais, podem receber outros ingredientes ao gosto do cozinheiro.
Feijão tropeiro
Ingredientes:
1kg de feijão, 5 dentes de alho, 6 ovos, 250g de toucinho, 200g de linguiça, 2 cebolas, farinha de mandioca, pimenta do reino, tempero verde picado (se houvesse por perto), sal.
Preparação:
Cozinhar o feijão, não muito. Fritar os ovos sem misturar e cortar em pedaços. Fritar o toucinho e a linguiça e reservar (pode usar carne de porco ou gado frita).Fritar a cebola e o alho, picados até dourar. Após, juntar o feijão sem o caldo e refogar. Depois, juntar os outros ingredientes, misturando bem, adicionando, aos poucos, a farinha de mandioca.
Arroz tropeiro
Ingredientes:
1/2kg de arroz, 1/2kg de charque, 200g de linguiça, 100g de toucinho, 1 dente de alho, alguns pedaços de moranga picadinha, tempero verde, pimenta e sal a gosto (se necessário).
Preparação:
Cozinhe o arroz com o alho e reserve. Pique o charque, dessalgue e frite em panela de ferro. Cozinhe a moranga com uma pitada de pimenta e reserve, fazendo o mesmo depois de fritar a linguiça em rodelas e o toucinho picado.
Depois de tudo pronto separadamente (cozido e frito), junte toda essa “tropa” em uma tigela grande, decore com o tempero verde e sirva em seguida.
Sem dúvida nenhuma, o tropeiro foi um marco na história social, econômica e cultural de vários países e estados, e enriqueceu a culinária do Rio Grande do Sul... a nossa terra!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para O Tropeiro e sua culinária

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época