OLHOS ATENTOS PARA BOATOS SOBRE ATAQUES
CUIDADO REDOBRADO
Com portas das salas trancadas e cortinas fechadas, as aulas estão transcorrendo em clima de apreensão em Canela. Os motivos são o ataque ocorrido em Blumenau, Santa Catarina, e os boatos sobre novos atos de violência que circulam em aplicativos de conversas. Os órgãos de segurança e de educação estão atentos. Embora os comentários até aqui registrados não passem de fake news, a tragédia ocorrida em Santa Catarina deve servir de alerta para evitar que novas investidas insanas voltem a causar mortes. Ou seja, não há motivo para pânico, mas é importante um olhar atento nas escolas e, principalmente, dentro de casa pelos pais.
O prefeito Constantino Orsolin comentou o caso na quarta-feira (12). Conforme Orsolin, circulou um boato sobre um ataque com faca na Escola Dante Bertolucci, no bairro São Luiz. “Fake news! Os boatos assustam e os pais não mandam os filhos para as escolas. Vale à pena ficarmos atentos”, afirma o prefeito, destacando que medidas para manter a segurança foram tomadas.
Todas as escolas são orientadas a manter os portões fechados após o início das aulas, não deixando o acesso livre. O prefeito também abriu pedido emergencial para contratação de mais 13 vigias para atuar nos educandários. “A gente fica muito triste de ouvir uma tragédia dessas. É o tipo de notícia que choca pais, funcionários da educação e todo o país. E esse tipo de situação faz a gente redobrar os cuidados”, afirma a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Janete da Silva Santos.
Janete esteve reunida com a Brigada Militar para traçar estratégias de prevenção. Além do capitão Ubirajara da Rocha Dill, que comanda a BM Canela, a secretária fez reunião com o soldado Jeferson Secco de Oliveira, responsável pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD). O projeto educacional vai abordar a questão da segurança nos encontros com os estudantes.
MONITORADAS: escolas passaram a adotar medidas preventivas mais intensas na última semana
Fotos: Divulgação
ESCOLAS CONTAM COM MONITORAMENTO ELETRÔNICO
Os 23 educandários de Canela - 10 de ensino infantil e 13 de ensino fundamental - contam com câmaras de segurança que são inspecionadas pelos guardas 24 horas na sala de monitoramento da Prefeitura de Canela. Algumas escolas também contam com auxílio de vigias e duas têm casas de policiais militares em seus pátios. Mais cinco casas para policiais serão construídas nas escolas do bairro Santa Marta, São Luiz, Boeira, São Lucas e João Alfredo.
De acordo com a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Janete da Silva Santos, foi aberto um processo para contrato emergencial para mais 13 vigias para atender a demanda de todas as escolas da rede.
BRIGADA MILITAR ACOMPANHA AÇÕES SUSPEITAS EM COLÉGIOS
O 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT) está realizando diariamente inúmeras visitas em escolas que compõe a área de atuação da unidade. O patrulhamento busca um ambiente escolar de melhor qualidade e benéfico para as crianças, adolescentes, professores e funcionários.
Em nota, a BM informa que qualquer situação de pessoa agindo de forma suspeita ou cometendo algo perigoso contate imediatamente a Brigada Militar pelo telefone 190. “A Brigada Militar e as forças de segurança seguem atentas às possíveis ameaças contra escolas do Estado. O nosso efetivo está nas ruas e nas escolas. O monitoramento também acontece nas redes sociais por meio de ações de inteligência. É importante que cada um faça também a sua parte e evite o compartilhamento de rumores em aplicativos de mensagens”, alerta o comunicado oficial.
PATRULHAMENTO ocorre diariamente em escolas
Olá, deixe seu comentário para OLHOS ATENTOS PARA BOATOS SOBRE ATAQUES
Jornal Nova Época Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X