Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
OS ANIMAIS DEVEM  TER ACESSO À RUA?
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

OS ANIMAIS DEVEM TER ACESSO À RUA?

 

Alô gente, tudo bem com vocês? Hoje o assunto é complexo e sério. Vamos debater sobre o direito dos animais. E para ajudar nessa discussão participaram os alunos da Coopec, Rafaela Cardoso, Raquel Zimmer, Vitória Rizzon e Thiago Chami.


Vocês devem ter acompanhado a história da Gorda e do Chorão, cães comunitários da Escola João Corrêa na última semana e, se você tiver algum bichinho de estimação, talvez concorde com a gente de que talvez seja necessário revermos a maneira como cuidamos dos animais domesticados.


Muitas pessoas acreditam que cães e gatos devem ter acesso à rua porque eles precisam de liberdade, já que isso faz parte da natureza animal. Não estamos aqui para mudar a sua opinião, mas reflita conosco:
Quando nossos pets têm acesso à rua, correm o risco de serem atropelados, envenenados ou somem e nunca mais achamos. Enquanto pets que ficam super protegidos no conforto do nosso lar podem durar alguns anos a mais. Como é o caso do gato mais velho do mundo que morreu aos 32 anos na Inglaterra. Reflita!


Uma medida simples que pode ser tomada é adaptar a casa para que eles tenham uma liberdade parecida com a que teriam na rua. Um espaço onde eles possam pegar sol, comer grama, já é uma grande coisa que você pode fazer pelo seu pet.

 

OS ANIMAIS DEVEM  TER ACESSO À RUA?

 

ANALISANDO POSIÇÕES CONTRÁRIAS

1 – O animal nasceu para ser livre


Concordamos com essa afirmação. Em uma realidade utópica os animais não seriam domesticados, nem nas nossas casas, muito menos para o nosso consumo e testes de laboratórios. Mas, esse não é o mundo em que a gente vive. Os animais hoje são domesticados a ponto de não saberem viver sozinhos.

 

2- Assim como os seres humanos precisam de liberdade, os animais também precisam


O mundo não é um lugar seguro para os animais. Concordamos né? O mundo foi feito, de certa forma, para atender as nossas necessidades e desejos, e isso acabou ferrando outras espécies. Então, é nosso dever moral e responsabilidade tentar minimizar esses impactos.


Um animal com acesso à rua, como já falamos corre o risco de ser atropelado, envenenado e até mesmo brigar com outros animais. Além de pegar doenças, muitas vezes incuráveis.

 

3- Comparações com outras espécies


Cada animal tem o seu habitat natural, certo? Mas se perguntarmos para você qual o habitat de um cachorro e de um gato, provavelmente não encontrará resposta. Nossos pets foram domesticados num nível que eles só vivem com os seres humanos.

 

4- Como vocês sabem que eles são felizes?


Eles esperam felizes você chegar em casa?!

 

APROVEITANDO O GANCHO...

No nosso bate-papo discutimos também a questão do abandono. Bem comum aqui na nossa cidade, não é mesmo? E filosofamos o que falta e/ou pode ser uma solução.


“Deve se adotar não apenas animais em situação de rua, mas também políticas públicas para ajudá-los”, Vitória Rizzon, 17 anos.


“Se os abandonos de animais diminuíssem, consequentemente, os problemas enfrentados atualmente em relação a isso também diminuiriam”, Raquel Zimmer, 18 anos.


“Se olhássemos para os animais de forma mais humana, esta situação poderia ser diferente”, Thiago Chami, 17 anos.


“O problema está na falta de conscientização populacional”, Rafaela Cardoso, 17 anos. 

 

NOTÍCIA BOA

A jogadora da Seleção Brasileira, Martha, é a maior artilheira das Copas masculinas e femininas, com 17 gols.
A alagoana, que está em sua quinta disputa internacional, deixou para trás Miroslav Klose, da Alemanha (16 gols), Ronaldo ‘Fenômeno’ (15 gols), Pelé (12 gols), Maradona (8 gols), Cristiano Ronaldo (7 gols) e Messi (6 gols), empatado com Neymar.

 

DICA DA SEMANA

Amigurumi é uma técnica japonesa para criar pequenos bonecos feitos de crochê ou tricô. E é um ótimo presente para recém-nascidos e crianças (e adultos também). Aqui em Canela, você pode encomendar o seu amigurumi com a Patrícia Rodrigues, bastando entrar em contato através da página “Ateliê da Pati”, no Facebook.

 

OS ANIMAIS DEVEM  TER ACESSO À RUA?

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para OS ANIMAIS DEVEM TER ACESSO À RUA?

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Silvia Alves

Silvia Alves

E os cães que são comunitários?
Por mais que sejam bem cuidados, a rua ainda é bem vinda a eles.
Porém um dia foram abandonados a própria sorte.
Cães que alguém não quis cuidar como seu.
Mas graças a pessoas do bem estão sendo cuidados.
★★★★★DIA 24.06.19 11h51RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época