Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
Os Insetos e suas histórias
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Os Insetos e suas histórias

 

A prática de interpretação de sonhos é tão antiga quanto a curiosidade humana. Não poucos livros se debruçam sobre o assunto, na difícil tarefa de trazer alguma luz ao leitor.
Nelson Papavero e Karol Lenko nos trazem tudo isso e muito mais, com o seu livro “Insetos no Folclore”.
- Formiga: significam constância e futuro garantido. Ordem e abundância, economia, família numerosa. Formigas saindo do formigueiro é grande notícia; matar formigas, pode ser desmoronamento de fortuna; ser mordido por formiga, indício de abundância; formigas em fila, trabalho penoso.
- Cigarra: faladores insuportáveis. Vê-las voando, é decepção amorosa.
- Mosca (ou mosquitos): Simbolizam parasitismo, inimigos, embrulhada de mulher. Espantá-las, bom êxito; mosca no rosto, notícia imediata; na cabeça, é paixão na certa; no prato, desilusão; ver mosca voando, é inveja; ser “seguido” por elas, ataque de inimigos.
- Grilo: Como as cigarras, faladores insuportáveis.
- Traça: Obter riqueza, porém por meios discutíveis.
- Vagalume: Vê-los piscar na escuridão, significa sair do ocaso; matá-los, cairá em declínio; vagalume pousar no seu corpo, notícias desagradáveis. “Uma luz nas trevas, é refúgio da esperança”.
Ter sonho com insetos, vale lembrar, pode ter relação com os significados, porém esses sonhos obedecem a um calendário e os dias do mês, conforme o Folclore. Mas vamos atrás de mais insetos...
- Bicho-da-seda: Amigos caridosos, benfeitores.
- Abelha: Desse inseto temos muito, como por exemplo vê-las, é riqueza; sobre flores, herança; vê-las trabalhando, bom presságio; matá-las, insucesso; dentro de casa, dignidade; colméia com muita cera, doença grave; zumbidos constantes, cansaço físico; ser picado, vítima de amor ciumento, gravidez ou inveja; abelha perdida, abandono do lar; abelha no apicultor, lucros e proveitos fáceis.
- Piolho: Simbolizam imundície e maus tratos. Tê-los, dinheiro; vê-los, pobreza; na cabeça, fecundidade; no corpo, doença; na roupa, fatalidade; sonhar com muitos piolhos, aumento da família.
- Vespa: Propensão ao prazer, amor fiel.
E não poderia faltar a mariposa ou famosa “bruxa”, como se acreditava quando criança: branca, pureza; negra, lucros no jogo; vê-las voando em torno da luz, amores falsos; vê-las voando, desânimo.
Coisas que só o Folclore nos traz, com toda sua simplicidade e sabedoria, comum a todos os povos, como acontece aqui no Rio Grande do Sul... a nossa terra

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Os Insetos e suas histórias

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época