Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
OS SEDENTOS DE ESCRITA VÃO A POA
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

OS SEDENTOS DE ESCRITA VÃO A POA

OS SEDENTOS DE ESCRITA VÃO A POA

Projeto já agraciado com o Prêmio Açorianos, as oficinas de criação literária Santa Sede – Crônicas de botequim são uma iniciativa de sucesso de Rubem Penz que teve ótima acolhida em Canela. De alguns anos para cá, turmas de pré e atuais cronistas por um tempo se reúnem semanalmente no perfeito habitat da prosa e do verso, que é ao redor da mesa de bar, e constroem histórias a partir de temas propostos. Resiliente, o projeto não esmoreceu com a pandemia, quando os encontros aconteceram online e, fórmula que deu certo, continuaram na forma híbrida.

A notícia alvissareira da Santa Sede, hoje, é que a turma de Canela da oficina lançará no sábado (12) em Porto Alegre, dentro da programação oficial da Feira do Livro que está acontecendo lá, seu livro inédito de crônicas em homenagem a Moacyr Scliar. A novidade é que será uma sessão de autógrafos conjunta com outra turma Master Class, de Porto Alegre. São duas turmas, então, que geraram em 2022 obras gêmeas, com o título “Versão dos Fartos”, em tributo ao médico e escritor, imortal da Academia Brasileira, que marcou a literatura gaúcha e brasileira.


OS SEDENTOS DE ESCRITA VÃO A POA
O lançamento ocorre no berço da Santa Sede, o Bar Apolinário, na Rua da República, 552 (Cidade Baixa), em P. Alegre


O time de escritores da filial canelense é composto por Zorday Prati, Patricia Viale, Tânia Pereira, Fernando Gomes (coordenador), Neusa Hickel, Claudio Warken, Flavia Hartmann, Silvia Rolim, João Ferraz, Camila Fonseca e Luiano Jacobi.

Alguns deles comentam:

 

OS SEDENTOS DE ESCRITA VÃO A POA
“Para alguém que sempre gostou de ler, que foi professora de literatura e que curte escrever, o Santa Sede se revelou um lindo espaço de experimentação criativa, de bons encontros e de muito aprendizado com uma turma divertida e comprometida com o trabalho nas oficinas.”
(Tânia Pereira)

 

 

OS SEDENTOS DE ESCRITA VÃO A POA
“A Santa Sede em Canela foi o encontro da sede com a vontade de beber. Nossa oficina encontrou em Canela o ambiente perfeito pra praticar e difundir a crônica, este fascinante jeito de falar da vida como ela é. Feliz demais por fazer parte desta história.”
(Zorday Prati)

 

 

OS SEDENTOS DE ESCRITA VÃO A POA
“Tudo foi muito desafiador, pois minhas experiências com a escrita estavam nas relações acadêmicas e no campo entre filosofia e psicologia… o prestígio do Santa Sede, a homenagem ao Scliar, se somam a esse clima. O prazer desse movimento esteve nas trocas e interação tão bem efetivadas pelo Fernando Gomes. Diria que o processo de construção coletiva, de escuta e de acolhida ficam inteiramente misturados, transversos a esses elementos citados!”
(Neusa Hickel)

 

11ª CONFRARIA SG. SETE HORAS DE COMIDA, BEBIDA, MÚSICA E FELICIDADE

No próximo sábado (12), a partir das 11 da manhã, esqueça as turbulências das últimas semanas. Descanse os ouvidos dos comentários de sicranos endeusando o seu ídolo, beltranos crucificando o seu desafeto.

Presenteie-se com uma ida à Serra Grande, em Gramado, para participar da 11ª Confraria SG, uma imersão de sete horas na melhor gastronomia, encontrada nas 12 estações de carnes com todos os tipos de cortes e comida vegana e vegetariana. O chopp e bebidas não alcoólicas à inteira disposição molharão a palavra para conversar com os amigos, dar risadas e cantar com Fernando e Sorocaba.

OS SEDENTOS DE ESCRITA VÃO A POA

Esse pacote do tipo coma, beba e divirta-se o quanto puder é organizado pela SG Facas Artesanais em parceria com o premiado Schima Assador. Para satisfazer os apetites das 3.500 pessoas esperadas, na área de mais de 3.000 m2 situada na Estrada da Serra Grande, 3.350, serão cerca de 500 pessoas trabalhando, entre assadores, chefs, ajudantes e voluntários.

OS SEDENTOS DE ESCRITA VÃO A POA

Haverá área kids e estacionamento para 2.000 veículos.

Ainda há ingressos à disposição em www.confrariasg.com.br, nas lojas da Facas SG e no De Los Galtchos em Canela. Ou pelo telefone/WhatsApp
(54) 99990-8193.

 

DE KOMBI NO MUNDO - VII

Mariana Coelho e Sidinei Bento da Silva partiram de Americana (SP) a bordo do seu estúdio fotográfico para mais um giro pelo Brasil. Explicando: fotógrafos em sua cidade, eles se afeiçoaram tanto por Berenice, a Kombi 1994 restaurada que usam como ambientação para ensaios temáticos, que decidiram levá-la junto - ou ela leva eles - em sua grande paixão que é viajar.

No seu projeto Viajando de VW, que você vai encontrar no Instagram e Facebook, eles mostram que também pegam a estrada em um Fusca adesivado, a exemplo da Kombi, com o indefectível 53 do Herbie. Se o Fusca deles, e agora a Berenice, falassem, teriam muitas histórias para contar. Depois da Serra Gaúcha, passaram por Floripa, voltaram a Americana para recuperar o fôlego financeiro e já planejam outro pé na estrada.

 

OS SEDENTOS DE ESCRITA VÃO A POA
Berenice, toda enfeitada para uma sessão de fotos em Americana...
Foto: sbs fotografia


OS SEDENTOS DE ESCRITA VÃO A POA
... e com Sidinei e Mariana em uma chuvosa manhã de outubro no Parque do Lago, Canela.
Foto: Claiton Saul

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para OS SEDENTOS DE ESCRITA VÃO A POA

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época