Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
PAIXÃO TIRADA DA CARTOLA
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

PAIXÃO TIRADA DA CARTOLA

PAIXÃO TIRADA DA CARTOLA

No caminho para o Laje de Pedra há uma grande caixa de segredos. Habitada por um ser que cativa pelo domínio do que explica aos visitantes e pelo fascínio que semeia em quem nunca parou para observar com calma o mundo da magia. Pois a oportunidade chegou a Canela agora, pelas mãos hábeis e o profundo conhecimento de Eric Chartiot e alguns amigos.

Eric é um francês de Vienne, localidade próxima de Lyon, formado tradutor - intérprete e com Mestrado por aquela universidade. Também professor, trabalhou na difusão da língua francesa na Espanha, Brasil e Noruega (nessa ordem). Em Brasília e Oslo, ajudou na formação de professores de Francês a convite do Ministério das Relações Exteriores da França. Na segunda e definitiva vinda para o Brasil, em 1997, para assumir o posto de diretor da Aliança Francesa em Porto Alegre, foi a vez do Rio Grande do Sul receber esse profissional do ensino e ... da magia! Sim.

Eric Chartiot já chegava aqui conhecendo um pouco da arte do ilusionismo, dos truques, do fazer o inexplicável. Começou na Noruega, em 1996, comprando para a filha de dois anos uma caixinha de mágicas que, uma vez aberta, acordou o encanto na filha e no pai. Chartiot fez então um curso na Associação Mágica Norueguesa e nunca mais parou de pesquisar o assunto e praticar.

Na medida em que foi se afastando do ensino do Francês, mais Eric se aproximou das artes mágicas. Juntou-se ao coletivo dos mágicos do Rio Grande do Sul e em 2002 assumia sua carreira de mágico. Já participava de festivais pelo Rio Grande (lembra de um em Canela em 1998), já tinha criado um espetáculo próprio e se apresentava em feiras do livro e escolas por todo Estado. Para ajudar na sobrevivência econômica, surgiu o Eric Chartiot de estilo e características próprias. Unindo o conhecimento de mundo, de professor e de artista, ele se descobriu também palestrante. Começou a escrever palestras para público adulto e, ampliando o leque, chegou ao corporativo. Em seus speeches ele é capaz, hoje, de despertar a atenção de alunos a funcionários, com assuntos que vão do valor de um livro à s segurança no trabalho.

Este é Eric Chartiot, o magicontador, à espera da sua visita no Museu Mágico, mas para falar sobre e fazer magia.

 


O Museu Mágico, inspirado no parisiense e único na América Latina, é uma imersão histórica, guiada, pelo universo da magia e do ilusionismo desde os primórdios, mostrando aspectos como a contribuição da magia para o cinema (e vice-verso), os grandes protagonistas da arte, incluindo brasileiros e artefatos que ainda hoje são usados nos shows. Mas fora a parte contemplativa, tem muito mais. Esqueça a palavra museu e pense em interatividade e diversão. Eric Chartiot e David Medina da Silva (responsável por arrecadar a maior parte do acervo) são anfitriões que explicam, demonstram e atuam. É conhecimento e diversão sem truque. Informações e ingressos em www.museumagico.com.br

Duas obras do também escritor Eric Chartiot: Contos Mágicos e A Melhor Mágica do Mundo (co-autoria de David Medina da Silva)

 

 

AS MÁGICAS DE IAN PADGHAM

E por falar em ilusionismo, seguimos sugerindo sugestões para você se divertir, mas agora defronte à tela. Veja no Instagram do artista Ian Padgham - www.instagram.com/origiful/ as animações que ele consegue inventar fazendo a justaposição de milhares de imagens estáticas, criando vídeos artísticos de resultados inusitados que viralizam na Internet. Queijos que dançam, Big Ben entortado, ônibus londrino que vira lata de spray, espaguete com molho que sai da torneira... o cara é fera. Ian Padgham é californiano e vive na França.

 

CULTURA ALÉM DO NATAL

No sábado (17) o Canelinha vai respirar cultura de uma maneira diferente da natalina. A realização do evento Tem Cultura em Canela, no belíssimo Complexo Esportivo do Canelinha, vai resgatar formas de arte marcadas pela originalidade e, até, de respeito às origens. Acontecerão apresntações de teatro, Bichões do grupo Olho Mágico, Dança Kaingang, Show Iaguera, as Caixas de lambe-lambe do grupo Olho Mágico, a poesia lírica do Slam (foto acima) e, de quebra, banda de forró. Mais informações na página 14.

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para PAIXÃO TIRADA DA CARTOLA

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época