Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
PANDEMIA
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

PANDEMIA

PANDEMIA

Foi no dia 20 de março de 2020 que ocorreram os primeiros anúncios de fechamento de hotéis de Gramado em função da chegada da pandemia de Covid-19. Dois anos depois, o município contabiliza 155 mortos pela doença, além de 13.328 casos, conforme o boletim oficial divulgado no dia 15 de março.

A primeira morte ocorreu no dia 6 de julho de 2020. A vítima foi um homem de 37 anos, com comorbidades, que teria contraído a doença durante um jantar em um restaurante do bairro Floresta. Outros participantes do encontro acabaram morrendo em decorrência da Covid-19, incluindo o dono do restaurante.

O fechamento das atividades econômicas assustou empregados e empregadores. Somente entre março e maio de 2020, 2.696 gramadenses perderam seus empregos. O fundo do poço foi o mês de julho daquele ano, quando o estoque de empregos com carteira assinada chegou a 14.194, contra 17.165 que existiam em janeiro de 2020. Este patamar só foi ser alcançado 18 meses depois, em julho de 2021, quando o número de gramadenses com emprego formal chegou a 17.351. Hoje, o número chegou a 19.104, conforme o último levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que leva em conta o mês de janeiro de 2022.

No campo sanitário, o número de casos de Covid-19 é cada vez menor. Tanto é que o Município editou decreto na sexta-feira (18) abolindo o uso de máscaras em locais fechados. No campo econômico, Gramado vai muito bem. Mas as empresas ainda pagam o preço do fechamento, determinado em vários momentos pelo Governo do Estado. Boa parte das empresas tiveram que recorrer a empréstimos bancários para não fecharem as portas, e que terão que pagar pelos próximos quatro ou cinco anos.

 

FEIRA

O bom momento vivido pelos calçadistas gaúchos deve se refletir no Salão Internacional do Couro e do Calçado (SICC), que ocorrerá entre 23 e 25 de maio no Serra Park. As exportações no setor calçadista gaúcho cresceram 76% em 2022 e atingiram o maior valor para o primeiro bimestre em 11 anos.

Até agora, compradores de mais de 30 países confirmaram presença em Gramado.

 

REFORÇO

A MK Brands, grupo de Gramado responsável pela criação, desenvolvimento e gestão de empresas, como as pizzarias temáticas Hector e Kongo, além das Lojas Armel, está investindo alto em uma referência nacional no mercado de empreendedorismo de experiência. O grupo formado por Dudu Kny e Paula Manea firmou parceria com Will Weber, mestre no Brasil e na França, formado pelos renomados Disney Institute e Singularity University e premiado pela ADVB e outras grandes instituições.

 

RECORD

A equipe da produtora responsável pela gravação da nova novela da Rede Record de Televisão já está em Gramado para as filmagens. “Todas as Garotas em Mim” mostra a história de uma influenciadora digital de 17 anos, Mirela, no instante em que ela começa a se dar conta de que os problemas da sua geração apresentam semelhanças com os das personagens femininas da Bíblia.

Entre as cenas já definidas pela equipe responsável pela produção da série, está uma na Miroh Chocolate Makers, junto ao Lago Negro, que será gravada na próxima semana. Nela, a personagem Mirela vai passear com os amigos e conhece o atelier onde trabalha o chocolatier Ricardo Campos, que faz a apresentação da fábrica e do processo de produção do chocolate artesanal. Durante a “aula”, os jovens vão interagir com Ricardo Campos.

Ao todo, a equipe é composta por 40 profissionais, incluindo elenco, produção e a captação de imagens e áudio. A série terá 38 episódios divididos em três temporadas. A segunda delas será inteiramente gravada em Gramado.

 

DENGUE

O avanço da dengue em municípios próximos - Igrejinha teve 696 casos em um mês - já preocupa Gramado. A Secretaria de Saúde, em parceria com o Grupo Força Tarefa Serra Gaúcha, realizará sábado (26) um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A ação prevê a realização de visitas, orientação nas residências e coleta de resíduos nos bairros Várzea Grande e Vila do Sol.

 

PARQUES

Aconteceu na manhã de quarta-feira (23) a abertura do Sindepat Summit 2022, evento que ocorreu até a quinta (24) e que teve como principal objetivo promover um debate sobre a importância dos parques temáticos e atrações turísticas. O evento reuniu gestores e lideranças dos principais parques temáticos, aquáticos e atrações do país, além de executivos do setor e fornecedores nacionais e internacionais que apresentam suas mais recentes inovações.

O prefeito Nestor Tissot (PP) esteve presente e destacou a resiliência do setor durante a pandemia. “Nos últimos dois anos o setor de entretenimento e os parques passaram por muitas dificuldades, foram os primeiros a fechar e uns dos últimos a reabrir”, disse.

 

LEILÃO

A planta industrial da empresa Chocolate do Parke, cuja falência ocorreu em 20 de janeiro de 2020, irá a leilão na próxima sexta-feira (25), às 15 horas. O valor mínimo do imóvel será de R$ 7,7 milhões, e se não houver arrematante, haverá nova tentativa no dia 4 de abril, também às 15 horas. O imóvel é avaliado em R$ 15,4 milhões, de acordo com o site do leiloeiro Giancarlo Peterlongo, que comandará a venda do imóvel, e o pedido de execução foi feito pela Fazenda Nacional.

A área está localizada no bairro Várzea Grande, fazendo frente para a estrada que liga até a Linha Moreira. São 343 metros de frente e uma área total de 49 mil metros quadrados, com três pavilhões que somam uma área construída de 9,4 mil metros quadrados.

 

PÁSCOA

O governador Eduardo Leite (PSDB) recebeu o convite oficial para a 7ª Páscoa em Gramado – Gramado Aleluia, que ocorre de 25 de março a 17 de abril. Leite recepcionou o prefeito de Gramado, Nestor Tissot (PP), a gerente de eventos da GramadoTur e gestora da Páscoa em Gramado, Kênia Jaeger, e o Coelho Pascoalino, mascote do evento, na terça-feira (22), no Palácio Piratini, em Porto Alegre.

“Estive em Gramado no último final de semana e vi a cidade toda enfeitada. Como sempre, está muito bonita”, elogiou o governador, que prometeu organizar a agenda para visitar Gramado.

 

REAJUSTE

A Câmara de Vereadores de Gramado aprovou na sessão de segunda-feira (21) projeto de lei do Executivo Municipal que concede reajuste salarial de 13% no salário dos servidores municipais, inclusive do prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários.

A proposta do Sindicato dos Servidores Municipais seria de 16,12% com aplicação do IGPM e acumulado dos últimos 12 meses, de março de 2021 a janeiro de 2022. Contudo, o índice ficaria acima do projetado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A Prefeitura realizou contraproposta de 13%, que foi aceita pelo Sindicato e aprovado em assembleia, no dia 3 de março, pela maioria dos servidores.

A categoria estava há dois anos sem o aumento, em decorrência da pandemia, e o projeto foi aprovado por unanimidade.

 

FLORYBAL APOSTA EM INOVAÇÃO

PANDEMIA

Depois de duas Páscoas ruins, os chocolateiros gramadenses estão investindo forte na data deste ano.
Um exemplo é a Florybal, que aposta em novos produtos para atrair a garotada. O principal lançamento é o kit Caça aos Ovos, um jogo de tabuleiro, para dois a três jogadores, com a missão de encontrar os ovos de chocolate que estão perdidos no mundo Florybal. As crianças ainda contam com outras novidades como: a caixa coelho com trufas sortidas, o ovo fantasia feito com confetes coloridos e o choco Player, que é um controle de videogame de chocolate ao leite. Para os adultos, a Florybal também apresenta surpresas, com o ovo artesanal feito com chocolate ao leite e pintura manual, e o Gran Espressione, um ovo gourmet feito com dois chocolates, uma metade de chocolate ao leite com castanha de caju e a outra metade de chocolate branco com cristais de chocolate, disponível somente nas lojas de Gramado e Canela.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para PANDEMIA

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época