Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes – 85 anos
(pelos caminhos da fé ...)
A Padroeira de Canela
A primeira aparição de Nossa Mãe aconteceu na vila de Lourdes na França, a 11 de fevereiro de 1858, para Bernardete Soubirous, então com 14 anos.
As aparições à Bernardete se sucederam sempre na mesma gruta, e a notícia correu, chamando a atenção de todos no povoado.
No local das aparições da Virgem, brota uma pequena fonte de água e o lugar torna-se referência de incontáveis milagres...
A 7 de julho de 1866 Bernadette ingressa no Convento das irmãs de Caridade e da Instrução Cristã, em Nevers, onde vem a falecer em 16 de abril de 1879. Em 8 de dezembro de 1933 é solenemente canonizada por Sua Santidade o Papa PIO XI.
Nossa Senhora de Lourdes foi escolhida a padroeira de Canela, por aclamação pelos paroquianos, em 1937. Mas, hoje em dia, divide a atenção do povo com Nossa Senhora de Caravaggio.
As festividades em louvor a Nossa Senhora de Lourdes em nossa cidade, acontecem neste fim de semana com tríduo, missa festiva e almoço, conforme programação.
Falando em programação, lembro-me das Festas em frente a Igreja, há uns 40/50 anos atrás, com tendas de todos os tipos em frente da Igreja: serviços de auto-falante, tiro ao alvo, pescarias, argolas, pradinho, música ao vivo de artistas nossos, “cadeia”, dança, muitos comes-e-bebes...
Atrações essas, ricas em componentes que faziam o sucesso daquelas festas: o elemento religioso e o popular. Eram Festas religiosas e populares.
Elas, as Festas de Nossa Senhora de Lourdes – nosso Evento mais antigo – ainda guardam uma página importante da história econômica, social e cultural de Canela... a nossa terra!
Olá, deixe seu comentário para Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes – 85 anos
Jornal Nova Época Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X