PERMUTA PODE VIABILIZAR CENTRO DE CONVENÇÕES E CONGRESSOS
REFORÇO PARA O TURISMO?
Desde 11 de fevereiro está na Câmara de Vereadores o projeto de lei onde o governo municipal propõe permuta envolvendo o Centro de Feiras por área construída em favor do município. A proposta da Prefeitura é trocar o imóvel público por edificação de um moderno Centro de Convenções e Congressos junto ao Parque do Palácio.
A matéria tramita em regime de urgência na Casa do Povo, mas antes de ir para votação em plenário será analisada pelas comissões parlamentares. Após receber autorização legislativa, a intenção da administração municipal é abrir processo licitatório visando tornar a proposição em realidade. De acordo com o mercado imobiliário, o Centro de Feiras e Eventos está avaliado atualmente entre R$ 25 milhões a R$ 28 milhões.
O projeto que será avaliado pelos vereadores prevê que a administração não receba dinheiro em espécie pela permuta, mas sim, que o valor do imóvel seja aplicado pela iniciativa privada na obra do Centro de Convenções e Congressos.
CENTRO DE FEIRAS foi construído em 1998, mas atualmente não vem sendo aproveitado como equipamento público para movimentar o turismo
Foto: Eduardo Idalino
A Prefeitura argumenta que devido o turismo ser o principal pilar da economia de Canela, o município necessita de um equipamento público com capacidade para receber eventos para um público de até 2.500 pessoas. Com a construção de um espaço adequado para abrigar feiras e congressos, a expectativa do paço municipal é de que o turismo de negócios ganhe força e consequentemente a economia da cidade seja, cada vez, mais pujante porque os eventos geram uma grande rotatividade de pessoas que necessitam dos mais variados tipos de serviços, como, por exemplo, restaurantes, hotelaria, parques, entre outros, e ainda, possibilitando uma maior permanência dos participantes na cidade.
“São investimentos importantes para a entrega de melhores serviços à população. Além disso, as parcerias e concessões proporcionarão novos investimentos, como o turismo de negócios, que auxiliarão no aquecimento ainda maior da economia”, avalia o chefe do Executivo canelense, Constantino Orsolin (MDB).
Outro fator positivo apontado pelo Poder Executivo para a construção do Centro de Convenções e Congressos dentro do Parque do Palácio é a localização, sendo de fácil acesso, próximo do Aeródromo, do atual Terminal Rodoviário, contando com vários estabelecimentos de hospedagens no seu entorno. Além da conexão com a rodovia ERS-235 que liga as cidades de Canela-Gramado.
No entanto, a instalação de um local como Centro de Convenções e Congressos no interior do Parque do Palácio é uma obrigação legal da Prefeitura. O termo de concessão da área para Canela determina a implantação de uma estrutura voltada para o fomento ao turismo, caso contrário, as frações de terras serão incorporadas ao patrimônio público estadual.
Após a assinatura da permuta, a construção do Centro de Convenções e Congresso deverá iniciar em até 45 dias. Na proposta para aquisição do centro de feiras em troca da construção de um Centro de Convenções em congressos, o empreendedor terá que destinar área de estacionamento, sistema de captação, armazenamento e aproveitamento de águas pluviais, instalações elétricas, sistema de captação de energia solar e seu aproveitamento, sistema para rede de internet, sistema de climatização para os ambientes internos e paisagismo do entorno da obra.
Proposta da Prefeitura é de que Canela tenha um Centro de Convenções e Congressos para receber público de até 2,5 mil pessoas
OPINIÃO DOS LÍDERES
“São diversos os motivos pelos quais somos contra esse projeto. É preciso destacar que o Parque do Palácio se trata da última área remanescente dos Campos de Cima da Serra existente na região, é uma terra secular, um parque natural. O Parque está sucateado há anos, sem nenhuma atenção do Poder Executivo. A Feira Orgânica, Ecológica e Cultural de Canela. A feirinha, como é conhecida, todo sábado ocorre no Centro de Feiras. Para onde vai o pessoal da feirinha? Temos várias Linhas do interior de nossas colônias que estão todo sábado ali, produzindo e vendendo. Além dos indígenas. Além dos artesãos. Além dos artistas. O Poder Executivo sucateou também o centro de feiras. Não é feita uma manutenção há anos.”
Jerônimo Rolim, líder do PDT
“Eu sou favorável, por entender que um centro de convenções trará grandes atrativos turísticos para Canela. E o município tem o compromisso firmado com o Estado desta construção.”
Emília Fulcher, Líder do Republicanos
“Eu sou à favor dessa permuta, assim como, os outros vereadores são. Toda a nossa bancada é à favor porque vamos permutar uma área que não está sendo utilizada, que está parada, sem gerar recursos para o município e vamos trocar, permutar por um centro de convenções onde vamos conseguir atrair mais turistas e rendimentos para o nosso município. Então somos totalmente a favor, tanto eu quanto a nossa bancada”
Andresa da Conceição líder do MDB
“Eu sou á favor dessa permuta por área construída porque o município não tem como investir em uma área nobre com é a do Centro de Feiras. O parque do Lácio se não for investido dentro de dois anos o Estado retoma novamente o parque. Então não é justo que o município perca o Parque do Palácio. Lá serão feitas muitas melhorias que a comunidade poderá usar como pistas de corrida e de caminhada. Haverá vários quiosques, será um local onde a comunidade poderá ficar a vontade para usar, então eu sou completamente a favor. Está documentado se em dois anos não for construído o centro de eventos o Estado retoma a área e isso é uma coisa que não se pode deixar acontecer.”
Carmen Seibt líder do PSDB
Olá, deixe seu comentário para PERMUTA PODE VIABILIZAR CENTRO DE CONVENÇÕES E CONGRESSOS
Jornal Nova Época Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X