Iniciamos 2021 e o que todos esperam do ano que começa é a retomada de normalidade pós-pandemia. Embora a vacina não seja consenso no polarizado Brasil, é unanimidade entre o povo tupiniquim que ninguém mais aguenta o sofrimento causado pelo coronavírus. O danoso vírus surgiu em 2019, mas trouxe consequências devastadoras em 2020.
Na virada do ano, aproveitamos para virar a página e rabiscamos metas para os próximos 365 dias. Além de manter a saúde perante a pandemia de Covid-19, traçamos planos e nos enchemos de esperança.
Com foco propositivo característico do Nova Época, elencamos algumas das prioridades de Canela para o ano que começa. Torcemos para que as metas pessoais e coletivas dos canelenses sejam cumpridas e que tenhamos um ano melhor em 2021.
METAS APROVADAS
“As reuniões realizadas ao longo desta semana com secretários, secretários adjuntos, Procuradoria Geral do Município (PGM), Controle Interno e lideranças dos departamentos serviu como um treinamento para apresentarmos a forma de trabalho do governo. Todas as decisões serão tomadas sempre em equipe, democraticamente. As metas apresentadas por todas as secretarias foram aprovadas pelo grupo e servirão como base para as ações imediatas da administração municipal.”
Prefeito de Canela, Constantino Orsolin
RECUPERAÇÃO DO TURISMO
“O que esperamos de 2021, na verdade, é controlar de uma vez por todas essa pandemia, através de vacina e medicamentos. Então, poderemos recuperar a confiança de fazer as coisas. Principalmente o turismo, recuperando a confiança para viajar, fazer turismo e buscar experiências, recuperando o turismo da região. O ano de 2020 foi muito complicado, as empresas mal conseguiram pagar as contas. E 2021 já começou com dificuldades porque o turismo é o setor que mais depende do controle da pandemia, para que as pessoas possam sair de casa em segurança. Esperamos um ano de recuperação, que consigamos retomar o turismo, com a segurança do turista, do empresário e do trabalhador. Precisamos fazer com que a nossa economia volte a girar nos mesmos níveis do início de 2020. O desejo é que venha a recuperação do turismo da região.”
Presidente do SindTur, Mauro Sales
IDEIAS EM PRÁTICA
“Minha expectativa pra 2021 é de crescimento, após um começo de ano ainda complicado. Vai ser um ano para colocar as ideias em prática. Com a chegada da vacinação e a volta da segurança sanitária, o nosso turismo, que é a mola propulsora da nossa economia, deve alcançar patamar até maiores dos que os pré-pandemia. O meu desejo é o fim do novo normal e a volta da vida e das atividades da forma como estamos acostumados.”
Presidente da ACIC, Lucas Dias
O CARACOL É NOSSO
O setor turístico é a mola propulsora da nossa economia. Entre as metas da Secretaria de Turismo e Cultura, está a defesa intransigente do Parque do Caracol. No entanto, o secretário Ângelo Sanches vai trabalhar também na criação de uma campanha de marketing que terá como tema “Canela, Natural como a Vida”. Em parceria com a iniciativa privada, pretende implantar pórticos nos acessos da cidade por Gramado e São Francisco de Paula.
ROTA PANÔRAMICA
No setor de obras públicas, a conclusão da Rota Panorâmica, que liga Canela e Três Coroas, está no topo das prioridades. Porém, a revitalização de ruas centrais, a pavimentação de becos e a conclusão da iluminação de LED também estão entre as metas. Outro projeto é reformar os complexos esportivos da Celulose e do Chacrão. Entre as obras para a saúde, a meta continua sendo concluir a ampliação do Hospital de Canela, que teve a intervenção prorrogada por mais 180 dias.
CONCESSÕES DE ÁREAS PÚBLICAS
Os projetos de concessões de áreas públicas estão entre as metas da Secretaria de Governança, Planejamento e Gestão. O Cassino, Centro de Feiras, Teatrão, Casa de Pedra e a Escola Tio Beto devem receber investimentos da iniciativa privada em 2021. Outra prioridade é a implantação do Plano de Segurança Pública, que inclui o sistema de videomonitoramento com espelhamento nos órgãos de segurança.
COMBATER INVASÕES
Trabalhar na regularização dos loteamentos cadastrados e fortalecer o combate a invasão de áreas públicas, além de dar assistência a população mais carente que está sofrendo graves consequências com a crise financeira provocada pela Covid-19, são as metas da Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação.
ATENÇÃO AO VÍRUS
Na área da Saúde, atenção especial nas ações relacionadas à Covid-19 é a prioridade, assim como o zelo incansável com o Hospital de Caridade de Canela (HCC). Além de melhorar o acesso à farmácia, a Prefeitura de Canela pretende investir forte na Atenção Básica, ampliando o atendimento médico, de enfermagem, nutrição, psicológico, psiquiátrico, entre outros.
AMPLIAR REDES DE ESGOTO
Ampliar as estações de tratamento de esgotos e as redes de esgoto por microbacias está entre as metas da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade Urbana. Além de modernizar o processo de licenciamento e aprovação de projetos, outra meta é a revisão e atualização do Plano Diretor, com elaboração de base cartográfica (ambiental e urbanístico) e a reestruturação do setor de fiscalização.
ENSINO EM TURNO INTEGRAL
Com a pandemia, as aulas foram suspensas em 2020. Entre as metas da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, está retomar as aulas em 8 de fevereiro na Educação Infantil e 22 de fevereiro Ensino Fundamental. No primeiro trimestre, será realizado um diagnóstico com os alunos, revendo conteúdos perdidos e adaptando as aulas para atender lacunas deixadas no ano de 2020. O turno integral também será prioridade. Serão utilizadas atividades no contra turno como meio de integrar os alunos auxiliando no processo de readaptação. O espaço da Celulose será utilizado como centro esportivo, iniciando com a academia em março, com média de trinta alunos por turno.
Olá, deixe seu comentário para PERSPECTIVAS PARA ALÉM DA VACINA
Jornal Nova Época Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X