Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
PÍLULAS SOBRE O ENEM 2019 E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CINEMA NO BRASIL
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

PÍLULAS SOBRE O ENEM 2019 E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CINEMA NO BRASIL

 

Esta semana o Mazááá debate com os alunos da escola João Corrêa (Júlia Oliveira, Anna Giulia Nascimento, Arthur Fraga, Asafe Vieira e Amanda Jung), a opinião deles sobre o tema da redação “A Democratização do acesso ao cinema no Brasil” e também as questões das provas deste ano. Bora começar?!


FALTOU HISTÓRIA


Questionados sobre a opinião deles sobre as questões das provas aplicadas no Enem 2019, os alunos acreditam que faltou questões de história, principalmente do país. “Temos que entender que o Governo talvez esteja sendo um pouco autoritário em algumas questões, como o Enem, onde não tinham questões que por ventura pudessem causar uma imagem ruim do Governo. Só que por não colocar já causa uma imagem ruim”, diz Anna Giulia.


Júlia Oliveira acredita que o conhecimento é algo que não pode ser tirado das pessoas. “Com a história aprendemos sobre nós mesmos, sobre nosso país e sobre o mundo. Precisamos ter mais debate sobre o que aconteceu”, afirma. Os alunos acreditam que estudar história é importante para não se repetir os mesmos erros do passado no futuro. “É preciso tirar todas as dúvidas, expor os fatos”, acredita Arthur.


DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CINEMA


De acordo com dados divulgados pela Ancine, em fevereiro deste ano, são aproximadamente 3.356 salas de cinema no Brasil. Estas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão distribuídas em 11% das cidades do país, sendo que a maioria estão localizadas em capitais e grandes centros urbanos.


Apesar da importância de falar sobre o tema, os alunos acreditam que existem problemas mais graves que podiam ter sido tema da redação como feminicídio, queimadas na Amazônia e o vazamento de óleo nas praias do Nordeste.


É POSSÍVEL


Se tratando da democratização do acesso ao cinema no Brasil, os alunos acreditam ser possível, mas só após uma remodelação ser feita pelo Governo e na cabeça das pessoas, porque é arte e ela precisa ser mais valorizada. “A arte não tem limite, só não pode passar do banal”, diz Anna Giulia.


Um dos motivos pela dificuldade de acesso ao cinema no Brasil se dá pelo fato dele, bem como a cultura, não serem mostrados. “É necessário uma maior divulgação das produções audiovisuais, do acesso para deficientes, por exemplo”, acredita Amanda Jung.


Se tratando de Canela e Gramado, o problema está no preço a se pagar para assistir um filme. “O cinema aqui é feito para o turista e não para os moradores”, diz Arthur. Os alunos acreditam que o cinema é uma forma de transmitir conhecimento e que por isso as pessoas, principalmente crianças e jovens, devem ter mais acesso a ele.

 

DICA DA SEMANA

 

Para entender um pouco mais sobre a história da política no país, a dica da semana é o documentário brasileiro “Democracia em vertigem”, disponível na Netflix. Segundo a sinopse divulgada pela plataforma, a produção é “um alerta em tempos de democracia em crise e combina o pessoal e o político para explorar um dos momentos mais dramáticos e turbulentos da História do Brasil”. Fica a dica!

 

PÍLULAS SOBRE O ENEM 2019 E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CINEMA NO BRASIL

 

NOTÍCIA BOA

 

PÍLULAS SOBRE O ENEM 2019 E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CINEMA NO BRASIL

 

Na quarta-feira (13) foi comemorado o Dia da Gentileza. A data é comemorada desde 1997 com a criação do World Kindness Movement, uma ONG sem fins lucrativos que tem o intuito de “unir diferentes países para a colaboração e o compartilhamento de ações em nome de um mundo mais gentil”.


Você pode começar a ser mais gentil no seu dia-a-dia: começando a ouvir realmente os outros, responder à grosserias com gentileza, incluindo alguém que esteja marginalizado, valorizando a pessoa e não agindo conforme o “ação/reação”. Entenda que a falta de gentileza não é culpa sua, mas você pode fazer a sua parte por um mundo mais gentil.

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para PÍLULAS SOBRE O ENEM 2019 E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CINEMA NO BRASIL

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época