Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
PORTUGUÊS COM ESTILO
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

PORTUGUÊS COM ESTILO

PORTUGUÊS COM ESTILO


Eu tomei conhecimento dela, no Instagram principalmente, por sugestão da minha esposa, formada em Letras – Português. Provavelmente muitos leitores já a acompanham, para esses peço desculpas pelo delay* e sigo escrevendo para quem ainda não viu e ouviu Cíntia Chagas falar. Usei primeiro o “ver” por causa da fina estampa da moça (nas fotos), depois o “ouvir” porque é outro prazer.

PORTUGUÊS COM ESTILO

Cíntia, quando não ensina, lembra da importância da língua pátria nas nossas vidas esbanjando classe. Há os que a acham pedante? Azar deles. Essa mineira tem quase três milhões de seguidores por ser didática de forma irreverente e original, às vezes respondendo questões que eles postam na rede. Defende, por exemplo, o uso do substantivo porvir assim como explora ângulos da sua fotogenia. É inusitada, assume a arrogância e sabe que o chique também fideliza. Coloca o português em um pedestal, é impiedosa com quem faz mau uso dele e tem tiradas tão boas quanto fazem sucesso seus livros, palestras, participações na mídia e cursos.

Assim como os conselhos, os spoilers*, se bons de fato fossem, a gente não daria, venderia, mas deixo aqui, a título de entrada, algumas pitadas do divertido banquete que é consumir o que diz Cíntia Chagas. Faça isso no Instagram @cintiachagass.
“Não há Rolex, não há Hermès, não há carro importado que vá salvar a sua imagem dos seus erros de português (...)”

“(...) Que a língua portuguesa e a oratória façam de vocês pessoas chiquíssimas (e não chiquérrimas).”
“Uma ovelha extraviada. Veja como você voltou, veja como você está escrevendo”. (Parte da resposta de Cíntia à seguinte postagem: “Dexei de segui vc, mas me arrependi e voltei. Vc é necessária.”)

*Em tempo: Cíntia Chagas detesta anglicismos da moda, como estes que usei, significando, o primeiro, atraso; o segundo, revelação antecipada.


PORTUGUÊS COM ESTILO
Cíntia respondendo a um seguidor

 


1º DE DEZEMBRO, DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS

A quantas andamos? Dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV (Unaids) apontaram que em 2021, mais de 750 mil homens em todo o mundo adquiriram HIV. Pelo menos 1,5 milhão de pessoas se tornaram recém-infectadas por HIV no mesmo ano de 2021. No total, esse número já passa de 84 milhões de infectadas desde o início da epidemia.

PORTUGUÊS COM ESTILO


No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, desde o primeiro caso informado, em 1980, até junho de 2022 já foram detectados 1.088.536 casos de aids. Somente em 2021, mais de 11 mil óbitos foram registrados no Sistema de Informação sobre Mortalidade, com uma taxa de mortalidade padronizada de 4,2 óbitos por 100 mil habitantes.

 

O TEATRÃO AGUARDA POR NEUSA E SUA TROUPE

Comemorando 35 anos de atividade em Canela e na região, a Academia Neusa Martinotto apresentará nos dias 8 e 10 de dezembro seu espetáculo de encerramento do ano, evento artístico que já faz parte do calendário anual do município.
A excelente procura por parte do público, que forma grandes filas (na foto à esquerda, em 2022) faz com que o evento ocorra no Teatro Municipal, o nosso Teatrão.

PORTUGUÊS COM ESTILO 

Com o tema A História do Tempo, a academia trará ao palco lembranças dos festivais, uma livre antologia do que foi mostrado nesses 35 anos. O espetáculo, com texto e roteiro de Priscila Martinotto, Anajara Detânico e Cássio Colmann propõe uma reflexão sobre o tempo de cada um e a forma como lidamos com ele.
No dia 8/12, o início é às 20h30, no dia 10/12 a função começa às 18h30. Ingressos a R$ 50,00 (antecipados, com ingressos com os bailarinos, bailarinas e no Gazebo Cultural. Informações: (54) 98434 5390.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para PORTUGUÊS COM ESTILO

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época