Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
PREFEITURA DEFINE NOVO ROTEIRO DA COLETA DE LIXO NOS BAIRROS
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

PREFEITURA DEFINE NOVO ROTEIRO DA COLETA DE LIXO NOS BAIRROS

O contrato emergencial firmado entre a Prefeitura de Canela e a empresa Serra e Mar Transportes para a coleta de lixo completou uma semana na segunda-feira (9). Os últimos dias foram de readequação do serviço em função da grande demanda em virtude da interrupção do contrato com a empresa que realizava o recolhimento dos resíduos. “Primeiramente trabalhamos para restabelecer a ordem. Agora, precisamos do apoio da comunidade no cumprimento dos dias e horários visando a melhora do serviço”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Jackson Müller.

O responsável pelo setor operacional da empresa Serra e Mar Transportes em Canela, Rodrigo Junges, esteve na Prefeitura na segunda-feira (9) participando de uma reunião com o secretário Jackson Müller, com o secretário adjunto da pasta, David Keller, e com os fiscalizadores do contrato, Ítalo Fagundes e Moisés de Souza, para fazer uma avaliação do serviço e definir o novo roteiro oficial da coleta de lixo. “Passamos por esta fase inicial de ajustes e agora precisamos organizar o comportamento da população. Para isso, pedimos que os moradores deixem os sacos de lixo nas lixeiras bem cedo, logo nas primeiras horas do dia”, explica Jackson Müller. Já Rodrigo Junges projeta que cerca de 90% das residências já tenham sido atendidas. “Seguindo uma determinação da Prefeitura, vamos cumprir rigorosamente o roteiro oficial estabelecido. Pedimos paciência e o apoio da comunidade neste primeiro momento”, afirma Rodrigo Junges.

PASSIVO DE 200 TONELADAS

Como a cidade ficou alguns dias sem a coleta de lixo em um período de alto fluxo turístico, a nova empresa assumiu o serviço com um passivo de cerca de 200 toneladas de resíduos a serem recolhidos. Conforme o responsável operacional da empresa Serra e Mar Transportes, além do passivo em apenas uma semana foram coletadas cerca de 350 toneladas de lixo em todo o município, com a utilização de oito caminhões. “Após esta primeira semana de trabalhos, podemos projetar uma média de produção de 30 toneladas/dia de lixo gerado em Canela”, comenta Rodrigo Junges.

LOGÍSTICA  

Na primeira semana. os caminhões carregados de lixo precisaram se deslocar até a cidade de Tupandi para realizar o transbordo (descarregamento dos resíduos). O deslocamento de 200 km - ida e volta - totalizando cinco horas, acabou prejudicando a eficiência do serviço. No entanto, a partir desta semana o transbordo está sendo executado aqui em Canela e posteriormente o lixo será levado em carretas até um aterro na cidade de São Leopoldo. “Melhora muito a nossa logística”, revela Rodrigo Junges.

O secretário de Meio Ambiente Jackson Müller lembra que o contrato emergencial entre a Prefeitura de Canela e a empresa Serra e Mar Transportes tem duração de 90 dias. “Mas o edital definitivo segue tramitando aqui na Prefeitura e em breve vamos apresentar uma solução desta pauta para a população”, finaliza Jackson Müller.

 

COLETA DOMICILIAR

LIXO ORGÂNICO

2ª, 4ª, 6ª e sábado – Manhã – Centro, Quinta da Serra, Av. Ermani Kroef Fleck e Av. Dom Luiz Guanella.

2ª, 4ª, 6ª -  Manhã – Caracol, Dante, Eugênio Ferreira, Hortênsias, Laje de Pedra, Luiza Corrêa, Palace Hotel, Pinheiro Grosso, Suiça, Reserva da Serra, Santa Marta, São José, Serrano, Suzana e Leodoro de Azevedo.

3ª, 5ª e sábado – Manhã – Alpes Verdes, Boeira, Bom Jesus, Caçador, Canelinha, Celulose, Distrito Industrial, Jardim das Fontes, Jardim Mariana, Maggi, Saiqui, Santa Terezinha, São Lucas, São Luiz, São Rafael, Sesi e Ulisses de Abreu.

 

LIXO SELETIVO

2ª, 3ª, e 5ª – Tarde – Centro, Quinta da Serra, Av. Ernani Kroef Fleck e Av. Dom Luiz Guanella.

2ª – Tarde – Dante, Laje de Pedra, Reserva da Serra, Santa Marta e Hortênsias.

3ª – Tarde – Alpes Verdes, Santa Terezinha, São José, Suiça e Caracol.

4ª – Tarde – Eugênio Ferreira, Leodoro de Azevedo, Maggi, Palace Hotel e Sesi

5ª – Tarde – Luiza Corrêa, Pinheiro Grosso, Serrano e Suzana.

6ª – Tarde – Caçador, Canelinha, Distrito Industrial, Jardim das Fontes, Jardim Mariana, Saiqui, São Lucas, São Rafael e Ulisses de Abreu.

Sábado – Tarde – Boeira, Bom Jesus, Celulose e São Luiz.

Início da coleta: Manhã – 7h e tarde – 13h

 

(Foto: Rafael Zimmermann)

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para PREFEITURA DEFINE NOVO ROTEIRO DA COLETA DE LIXO NOS BAIRROS

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época