Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
INSPIRADO NO CONCEITO EUROPEU
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

INSPIRADO NO CONCEITO EUROPEU

 

Que Canela é a bola da vez no setor da construção civil não é novidade. O projeto debatido em audiência pública e aprovado pela Câmara de Vereadores poderia ser para a construção de mais um prédio residencial com galeria comercial no andar térreo. Seria, inclusive, mais lucrativo aos empreendedores. No entanto, o conceito é mais abrangente. Busca agregar ao turismo e valorizar o produtor local com a criação de um modelo inédito de mercado na região. Inspirado no modelo europeu, o Mercado da Matriz deve ser construído na esquina da praça da Matriz com a avenida Visconde de Mauá.


Em parceria com a Mitra Diocesana de Novo Hamburgo, o projeto apresentado pela RZP Participações cria um pólo gastronômico e cultural compartilhado. Os pequenos empresários da cidade ganham uma ótima oportunidade, com baixo custo operacional. Além de praça de alimentação, o público poderá adquirir os mais variados insumos de produtores, artesãos e comerciantes locais. O Mercado da Matriz pode receber de 25 a 35 bancas. Os participantes serão selecionados por uma curadoria coordenada pela jornalista e produtora Liliana Reid. O objetivo é valorizar a qualidade dos nossos produtos. “Nossa região sempre busca fazer o melhor e queremos fazer bem feito com o Mercado da Matriz. Criar uma opção criativa e com menor custo num ambiente inspirado nos mercados públicos europeus”, afirma o proponente do projeto, Rafael Zilio.


Se é comum na Europa, o modelo é inovador para a região. Em mercados públicos, o cliente pode comprar produtos típicos e levar para casa ou pode sentar e fazer uma refeição. “Os espaços compartilhados criam um ambiente descolado. Não é shopping ou centro comercial comum. Vai fomentar o turismo fazendo com que o turista compre direto do produtor”, diz.

 

INSPIRADO NO CONCEITO EUROPEU

 

VEREADORES APROVARAM POR UNANIMIDADE

Após audiência pública na semana passada, os vereadores aprovaram o projeto de maneira unânime na sessão de segunda-feira (16). O projeto precisou passar pela apreciação da Câmara por que prevê a construção de edificação com 50 metros de comprimento. O Plano Diretor de Canela, no entanto, estabelece o comprimento máximo em 44 metros. Em contrapartida, o prédio será mais baixo do que o máximo exigido. O Conselho do Plano Diretor, a Prefeitura e os vereadores concordaram com o investimento proposto por entenderem que o projeto trará muitos benefícios para Canela. 

 

INSPIRADO NO CONCEITO EUROPEU

 

PROJETO EM SINTONIA COM ESTILO ARQUITETÔNICO DA MATRIZ

Com 2,5 mil m² de área total, o projeto do Mercado da Matriz prevê a criação de 58 vagas de estacionamento em dois andares de subsolo. O pavilhão em estilo moderno, mas que faz referência aos traços góticos da Catedral de Pedra, ficará no nível térreo e terá 700 m² de área construída. Serão 50 metros de comprimento por 14 metros de largura. O investimento estimado para a implantação é de R$ 3,5 milhões.


Após receber a licença de instalação, a expectativa é que o prédio seja construído em 18 meses. O legado do projeto está concluído e promete valorizar um espaço nobre na região central de Canela. No entanto, ainda depende de questões burocráticas para ser executado.


VALORIZAR O ENTORNO


O projeto da RZP Participações para o Mercado da Matriz mantém os mesmos pilares de valorização cultural da Casa Auxiliadora, que foi outra obra concebida pelo grupo. O empreendedores buscam valorizar a vocação turística do entorno da Igreja Matriz, principal cartão-postal de Canela. O projeto será executado por meio de uma concessão entre a iniciativa privada e a Mitra Diocesana, proprietária do terreno.


Os mercados portugueses da Ribeira, em Lisboa, e Beira-Rio, no Porto, são as inspirações para o modelo de negócio. O Mercado São Jorge, de Florianópolis, também serviu de referência.

 

INSPIRADO NO CONCEITO EUROPEU

 

 

 

 

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para INSPIRADO NO CONCEITO EUROPEU

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época