Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
PROJETOS QUE VALORIZAM A ARTE DE EDUCAR
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

PROJETOS QUE VALORIZAM A ARTE DE EDUCAR

PROJETOS QUE VALORIZAM A ARTE DE EDUCAR

DIA DO PROFESSOR


O Dia do Professor, que é comemorado no sábado (15), deve servir como um momento de reflexão sobre a importância da profissão na nossa formação cidadã. Sabemos das dificuldades dos professores para exercer sua função. Além de baixos salários, jovens estudantes cada vez intolerantes fazem parte da rotina em sala de aula. No entanto, os abnegados professores continuam exercendo seu ofício. Escolhida a pauta especial sobre o Dia do Professor, o Nova Época buscou exemplos de professores que fazem além do compromisso. Fomos atrás de educadores que criaram iniciativas inovadoras nas escolas públicas de Canela. Citamos algumas e, certamente, outras devem ser executadas com determinação em outros colégios da cidade.


PROJETOS QUE VALORIZAM A ARTE DE EDUCAR
ALUNOS recebem aula de capoeira no projeto sobre Outras Culturas
Foto: Divulgação

 

“ESCOLA DA LEITURA” ETERNIZARÁ TEXTOS

Professores são mestres na arte de incentivar a busca pelo conhecimento de formas diferentes. Um bom exemplo vem da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Dante Bertoluci, do bairro Bom Jesus. O educandário conta com 370 alunos do 1º ao 9º ano. A partir de um projeto apresentado pela professora Carolina Carret Peres Cavallin, 44 anos, o estabelecimento de ensino implantou o “Escola de Leitura”.
O projeto é uma parceria com a editora Criativa Leitura e envolve 17 alunos do 6º, 7º e 8º ano. No turno inverso ao da escola, os estudantes recebem conteúdo sobre Formação Básica em Produção Literária. Voluntários e integrantes da editora abordam contos, ilustração e produção literária. No decorrer da preparação, os alunos confeccionaram textos sobre o tema “Canela pelos Olhos das Crianças”.
“Estes textos irão compor um livro no fim do ano. É um trabalho interdisciplinar que vai reunir materiais de Português, Arte e História da cidade”, explica o diretor da Dante Bertoluci, André Toledo, 40 anos.
O projeto também inclui visitação a pontos turísticos. “Moradores de bairros distantes ficam a margem dessa super produção que temos em nosso município”, acrescenta Toledo. “O projeto da leitura está sendo muito importante para eles. Ter um livro com seu nome fica imortalizado. Esses alunos estão tendo uma oportunidade importante”

 

PROJETOS QUE VALORIZAM A ARTE DE EDUCAR
ALUNOS recebem orientações sobre produção literária
Foto: Divulgação

 

ENSINANDO DE FORMA LÚDICA SOBRE O TRADICIONALISMO E A CULTURA AFRO

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cora Cunha Viana tem o lúdico como ferramenta para preservar tradições e valorizar temas especiais. Os 105 alunos do estabelecimento de ensino são envolvidos em três projetos durante todo o ano letivo.
De forma didática, o projeto “Sou Gaúcho”, criado para reforçar o culto ao tradicionalismo, é aplicado em sala de aula para o Pré 2, com alunos de até 5 anos de idade.
Os 18 alunos da turma aprendem lições sobre a cultura do Rio Grande do Sul, a culinária e hábitos dos pampas. As crianças aprendem sobre o passado, presente e o futuro do gaúcho por meio de contação de histórias, culinária, danças e brincadeiras.
“Eles aprendem de maneira mais lúdica sobre a Revolução Farroupilha e quem foram os principais personagens e porque devemos comemorá-la”, explica a idealizadora do projeto, professora e atual diretora da EMEI Cora Cunha Viana, Simone Wasen, 41 anos.
É ela quem ministra as aulas do “Sou Gaúcho”. “Os alunos gostam bastante. Eles ficam com a expectativa de passarem para o Pré 2 para trabalharem essas atividades”, comenta Simone.
A EMEI também gera conhecimento aos alunos sobre a consciência afro. O tema é abordado no projeto “Trabalhando Outras Culturas”, que foi iniciado em agosto e abrange todos os estudantes do educandário. Na prática, a proposta surgiu para toda a rede municipal de ensino, mas a escola de uma maneira especial adaptou o projeto. Os professores ministram atividades como a concepção de brinquedos para resgatar e valorizar a história e cultura que surgiu na África.
O terceiro projeto abordado em sala de aula mantém em evidência a história do município, o “Conhecendo Canela”. As atividades são direcionadas aos alunos do Pré 2. A contação de história, fotos e maquetes estão entre os mecanismos usados para que, desde pequenos, eles tenham subsídios sobre a origem e atualidade da cidade de Canela. “Estes projetos são bem aproveitados pelos alunos, as famílias interagem também. Atingimos os objetivos de forma lúdica, eles aprendem se divertindo”, destaca Simone. “As professoras sempre engajadas em trazer novidades para a sala de aula e projetos”, conclui a educadora.

 

PROJETOS QUE VALORIZAM A ARTE DE EDUCAR
PROJETO ensina sobre as tradições gaúchas
Foto: Divulgação

 

RÁDIO FOI CRIADA PARA AJUDAR A MELHORAR A ORATÓRIA DOS ESTUDANTES

A Dante Bertoluci também desenvolve outro projeto educacional que vem fazendo a diferença na aprendizagem. A direção do educandário implementou uma rádio escolar. Por meio de um sistema de rádio interno, a comunicação com os estudantes vem avançando. “A rádio foi criada para ser mais um canal de comunicação com os estudantes, um canal rápido. Quando falamos na rádio, conseguimos falar com todos ao mesmo tempo”, avalia Toledo. “Uma vez por semana vai ao ar o programa Hora da Leitura, onde determinado aluno faz a leitura de uma notícia de jornal ou poema”, explica diretor. Outra iniciativa que envolve a rádio escolar da Dante Bertoluci consiste em homenagear os professores. O estabelecimento de ensino conta com 30 mestres da sala de aula. Em alusão a Dia do Professor, os educadores responderam algumas perguntas de cunho pessoal. Durante toda a semana, seis vezes por dia, foi feita a apresentação das características do professor e, no final, é revelado o nome do educador. “Ele ou ela recebem um buquê de flores de um aluno”, conta Toledo. “A rádio ajuda a melhorar a desenvoltura e a oratória dos alunos. Iniciamos o projeto há três meses. Queremos crescer muito, mas ela já está bem bacana”, conclui.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para PROJETOS QUE VALORIZAM A ARTE DE EDUCAR

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época