Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
PÁGINAS DA VIDA
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

PÁGINAS DA VIDA

PÁGINAS DA VIDA


A experiência de ensinar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é bastante gratificante para os professores, tive essa oportunidade numa época e confirmo. Como são alunos que estiveram afastados dos bancos escolares, eles sugam os conteúdos com avidez porque o tempo está passando mas a vontade de se inserir entre os que oficialmente concluíram o Ensino Fundamental e o Médio é grande. A gente via nos olhos dos alunos um brilho de curiosidade humilde, um interesse tímido ao fazer perguntas e uma grande coragem para respondê-las.

A Escola Municipal de Ensino Inicial e Ensino Fundamental Santa Terezinha, em Canela, através de um projeto pedagógico e transdisciplinar, pela segunda vez está proporcionando aos seus alunos da EJA a oportunidade de mostrarem, além da sala de aula, um pouco de suas bagagens de vida em forma de gêneros textuais aprendidos.

Orgulhosamente, 14 autores preenchem as páginas do livro Cartas da EJA - Uma experiência para além da sala de aula (Bestiário, 105p), com coordenação da professora Marcia Borowski. Em textos simples, amostras de realidades diversas, feitas de trabalho, conquistas, decepções, alegrias e resiliências.
Leia abaixo, uma amostra da singela literatura de coração aberto contida no livro:

 

Salada 551
“Eu desejo que cada um seja capaz de lutar pelo seu propósito de vida sem pisar em ninguém. Sem humilhações, sem disputa”. Antônio Írio Souza da Silva, no capítulo Cartas para o futuro.

 

Salada 551
“Meu amigo Deus, estou te escrevendo essa carta para perguntar o porquê de tanta miséria nesse mundo. Resposta de Deus: Eu sinto muito que tenha muita miséria nesse mundo, mas eu não tenho culpa disso”. Lucinéia Aparecida Rodrigues, em Cartas para Deus.

 

Salada 551
“Querido Futuro (...) Quero poder mostrar que fui capaz de correr até o fim pelos meus sonhos e objetivos. Mas, vá com calma! Não corra contra o tempo...” - Priscila Pinheiro, em Cartas para o Futuro.

 

Salada 551
Cartas da Eja ainda não está disponível para compra. Além dos três ao lado, são co-autores Abel Vieira do Santos, Deividi Sebastião de Moura de Castro, Elisabete de Paula, Fabiana Deon, Henrique Viezzer da Silva, Jaqueline Machado dos Santos, Maria Elena de Souza Oliveira, Maria Eli de Souza Stumpf, Neusa Maria Silva de Oliveira, Pedro Garcia e Ronilso de Oliveira Reis.

 


CLIQUES PARA ORGULHAR O MESTRE

 

Salada 551
Foto: GIANE ROCKEMBACH

A exposição Ciclo de exposição fotográfica: Paisagens urbanas e naturais, que estreia na sexta-feira, 30 de dezembro, na Rua Coberta da Estação Campos de Canella, é uma prova de que o fotógrafo João (Joni) Mendes Neto acerta o foco também como professor.

Seus alunos estarão expondo trabalhos, fruto do aprendizado no Curso de fotografia digital no programa UCS Senior. Participam Giane Rockembach, João Paulo Alves, Lillian Lindorfer, Lourdes Zanin, Marcia Michaelsen, Pauline Riella, Rosa Yaeko Matsukawa, Vania Maria Diório, Denise Muller e Vanio Bitencourt. Paisagens urbanas e materiais fica aberta à visitação (gratuita) até o fim de janeiro.

Salada 551
Foto: VANIO BITENCOURT

 


DE KOMBI NO MUNDO - IX

Salada 551

Esta Kombi 1997 é mais uma que fez a estreia na estrada vindo para a Serra Gaúcha, depois que foi transformada para minicamping. Trouxe com ela o técnico em refrigeração Rudinei Nohmemaker e sua namorada, a vendedora Fabiana Simão.
Partiram de sua cidade, Foz do Iguaçu, em 12 de dezembro e em dois dias e meio já estavam em Canela.
Rudinei convive com as camionetes da Volkswagen desde criança e, comprar a sua há sete meses atrás, e transformá-la em casa móvel, é sonho realizado.
O sistema de suprimento de energia da Margareth, com bateria de carreta, o próprio Rudi inventou. Em janeiro, o trabalho os aguarda no Paraná, então, longas jornadas, só no futuro.

Salada 551

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para PÁGINAS DA VIDA

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época