Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
SE PROTEJA E PROTEJA OS OUTROS, USE MÁSCARA!
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

SE PROTEJA E PROTEJA OS OUTROS, USE MÁSCARA!

Na guerra para evitar a disseminação do novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou recentemente que, além de profissionais da área da saúde, populares também passem a fazer uso de máscaras. No entanto, a OMS adverte que a máscara não é a solução para evitar o contágio. É fundamental lavar bem as mãos com água e sabão e usar luvas. Medidas como higienizar as mãos com álcool em gel, evitar concentração de público, distanciamento e isolamento social devem continuar a ser praticadas. Na Europa, em países como a República Tcheca, que adotaram o uso de máscaras como mais uma proteção individual ao coronavírus, os índices de contaminação da população reduziram exponencialmente.
“Todos nós, ao falarmos, produzimos gotículas”, afirma a secretária adjunta de Saúde de Canela, a enfermeira Patrícia Valle. Ela ressalta que a máscara deve ser utilizada ao sair de casa e ao ter contato com outras pessoas, com proximidade menor do que dois metros. “Com a máscara, se tem uma barreira de proteção e, como consequência, a prevenção contra o vírus”, explica. Patrícia também esclarece que as máscaras, tanto as produzidas de forma artesanal quanto as industrializadas, devem passar por processo de limpeza e serem substituídas com frequência. “As descartáveis, quando estão úmidas, ou a cada duas horas. As de tecido, devem ser trocadas a cada duas horas também, colocando-as de molho no cloro por 20 minutos e fazendo um bom enxágue”, recomenda Patrícia. A adjunta também ressalta que, na confecção caseira, a preferência pela utilização é por tecido a base de algodão. “E melhor, com duas camadas”, sugere.
CASOS SUSPEITOS
Em Canela, até quarta-feira (8), não havia nenhum caso de coronavírus confirmado, mas três casos suspeitos aguardam resultado de exame laboratorial para confirmação ou não de Covid-19. Ambos os pacientes tiveram contato recente com viajantes. Desde que a OMS sugeriu o uso universal de máscaras, os modelos mais usuais, como as cirúrgicas, praticamente desapareceram do mercado devido à grande procura. Com isso, outras possibilidades de aquisição do material surgiram, assim como, mobilizações para fornecimento gratuito às comunidades.  

SE PROTEJA E PROTEJA OS OUTROS, USE MÁSCARA!

MÁSCARAS personalizadas são produzidas por empresas de Canela

CAMPANHA MÁSCARA PARA TODOS

Preocupada com a falta de máscaras e a recomendação da Organização Mundial da Saúde para que a população em geral passe a usar o produto como forma de proteção à disseminação do coronavírus, a chef de cozinha Vica Nabuco resolveu criar a campanha Máscara Para Todos. O objetivo da ação é oferecer gratuitamente máscaras para os moradores de Gramado e Canela. A produção artesanal é feita por costureiras das duas cidades, que com retalhos de tecido em algodão criam máscaras de diferentes modelos, cores e estampas.
Uma das profissionais participa do projeto gratuitamente e as demais cobram um valor pela mão de obra. O material usado na confecção é doado pelas próprias costureiras. “As máscaras são laváveis e tem um bolsinho interno para colocar um filtro de papel toalha ou filtro de café. Esse deve ser substituído todos os dias”, observa Vica. “O mais importante é a conscientização de que essa pandemia está apenas no começo no Brasil e que todos têm que colaborar”, conclui. As máscaras sem custos podem ser solicitadas diretamente ao grupo de costureiras. 

SE PROTEJA E PROTEJA OS OUTROS, USE MÁSCARA!

CRIATIVIDADE E ESTILO

Diante da escassez de máscaras no mercado convencional, os empresários Jaderson Alves Tombesi, da Estampar Serigrafia, e Tiéri Figueiredo, proprietária da Loja Meadora Presentes Criativos, uniram forças e passaram a produzir máscaras personalizadas. “Pensamos em entregar algo com qualidade, segurança e estilo para as pessoas”, comenta Tiéri. A ideia vem dando tão certo que foi necessário a contratação de mais costureiras para a linha de produção. Atualmente, 12 pessoas trabalham na fabricação das máscaras customizadas, mas a tendência é de que a equipe aumente nos próximos dias devido a demanda. Os materiais estão à venda a pronta entrega e por encomenda pelas redes sociais @meadora-presentescriativos e @estampars, em diferentes tamanhos e cores: preto, branco, cinza, azul marinho, azul claro e rosa claro. Feitas com meia malha fio 30, 100% algodão, as máscaras podem ser lavadas várias vezes, sem a perda de qualidade e durabilidade do material. “Estamos vendendo também pacotes com mais quantidade, com preço de atacado para as pessoas também revenderem para os seus próximos, podendo ganhar alguma coisa também nesse momento complicado”, conta Tiéri. A comercialização das máscaras customizadas também auxilia os hospitais de Canela e Gramado. A cada unidade vendida outra é doada para as casas de saúde. “Serão usadas pelo administrativo dos hospitais, foi liberado assim pela Anvisa. Mas temos a intenção também de comprar máscaras que possam ser usadas por todos”, afirma a empresária. 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para SE PROTEJA E PROTEJA OS OUTROS, USE MÁSCARA!

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época