Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
Teste de Fogo
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Teste de Fogo

Canela e Gramado passarão neste feriado por um teste de fogo em suas pretensões de manterem a atividade turística em meio a essa pandemia. Os hotéis apresentam lotação completa (dentro do limite de 70%) e teremos ampla circulação de pessoas nos locais públicos, parques abertos e restaurantes. Ao final de 10-15 dias saberemos se experimentamos um aumento substancial no número de casos, se haverão focos específicos de contaminação, ou se nossas medidas preventivas estão aprovadas.
A retomada do turismo na Serra coincide com a abertura de alguns países europeus, como a França da capital Paris, que neste último final de semana experimentou ruas e restaurantes lotados, no primeiro sábado de maior liberdade de circulação. A diferença é que lá houve um pico de casos e existe um percentual muito maior de pessoas imunizadas. Aqui, de acordo com a última pesquisa da UFPEL, temos menos de 0,5% da população que se expôs ao vírus e, em tese, possui imunidade contra o COVID-19.
Espero sinceramente que tudo o que fizemos de adaptações para este novo normal funcione, mas acredito que muitos ajustes ainda terão de ser feitos. É notado, por exemplo, que muitas pessoas, principalmente nos grupos mais idosos, possuem uma refração muito grande ao uso de máscaras. Além disso, observamos também um relaxamento nas medidas de higienização, como lavar as mãos e o uso do álcool 70%.
Mas de tudo o que está sem funcionar, tenho a crescente certeza de que a última atividade a ser retomada será a educacional. Esta semana tivemos um aumento no número de casos aqui no Rio Grande do Sul e, acredito que viveremos essa gangorra ainda por um bom tempo. Não acho possível as crianças retornarem para a escola num futuro próximo, especialmente devido às restrições de espaço físico e de material humano. Como reduzir em 50% a capacidade de uma sala de aula? Nossas crianças terão apenas metade da carga horária, irão à escola em dias alternados? Haverá restrição ao contato físico, mas como proceder quando temos 20 alunos para um professor?
Esses são apenas alguns dos muitos problemas enfrentados para a retomada das aulas. Possivelmente teremos estas respostas a partir da experiência europeia, pois estes são um povo, ao contrário do oriental, mais parecido com nossas crianças na questão disciplinar e comportamental. Enfim, diversas dúvidas, poucas certezas. Aliás, minha única certeza é que sairemos melhores disto. A humanidade sempre saiu melhor de situações extremas e desta vez não será diferente!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para Teste de Fogo

Enviando Comentário Fechar :/

Últimas Notícias

Matérias de Capa

PUBLICIDADE Jornal Nova Época