Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
TURISMO REGIONAL
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

TURISMO REGIONAL

TURISMO REGIONAL

Uma cidade pode se tornar turística por várias razões. As principais são as atrações naturais, mas existem também as culturais. Tanto Canela como Gramado procuraram durante anos desenvolver ações para atrair turistas. Já tivemos excelentes eventos culturais que hoje estão somente na memória.

Poderia citar vários, mas lembro dos Festivais de Teatro, das Feiras de Páscoa e de Natal que ocorriam no Centro de Eventos. A Chocofest cuja marca hoje pertence a uma empresa privada, ocorreu em ambos os municípios em anos diferentes.
Enfim, eram muitos eventos que garantiam o movimento de turistas praticamente durante o ano inteiro. Em sua edição passada nem o Natal Luz teve sua grandiosidade de anos anteriores. Já disse em outras oportunidades que o turismo precisa ser novamente planejado desde o início. O período de pandemia mudou hábitos e comportamentos das pessoas. Outros municípios já começam a tomar a frente inovando em eventos de turismo. E o turista acaba encontrando eventos mais atraentes e com melhor custo em outras cidades. Os locais mais visitados em Gramado são a Rua Coberta e o Lago Negro.

Em Canela a campeã de visitação é a Igreja, nossa Catedral de Pedras. Todos locais gratuitos. Uma boa opção é o desenvolvimento do Turismo Rural que já ocorre em vários roteiros tanto em Gramado como em Canela. Como as duas cidades cresceram e estão praticamente unidas geograficamente, não vejo outra opção como visão de futuro para a região, que não passe por um plano de desenvolvimento regional ou, pelo menos, um calendário de eventos integrado.

As duas cidades deveriam planejar juntas suas ações e eventos. Talvez eu esteja errado, vendo uma ilusão ou uma utopia. Mas se cada um puxar para um lado não vai dar certo. Também temos problemas primários que precisam da ação do poder público. Problemas com mobilidade urbana, habitação, saneamento, saúde e educação. Aí ficam sonhando com aeroporto e autódromo internacionais.

As cidades precisam ser atraentes não somente para o turismo, mas para seus moradores também. Impossível que nas duas cidades, que juntas somam orçamentos de quase um bilhão de reais por ano, mais de 2,7 mil servidores públicos e próximo de 100 mil habitantes, não existam pessoas capazes de reunir os setores público e privado para planejar ações unificadas pelo desenvolvimento do turismo na região. Na beira dos trilhos do trem que aqui passava tinha um aviso: “Pare, olhe, escute”. Assim como trem foi embora, parece que o aviso também se perdeu.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para TURISMO REGIONAL

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época