Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
UMA POLÍTICA DE PESSOAS ENVELHECIDAS
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

UMA POLÍTICA DE PESSOAS ENVELHECIDAS

UMA POLÍTICA DE PESSOAS ENVELHECIDAS

Assistindo as notícias sobre política nesta semana, me dei conta de que, além de não conseguirmos renovar nossos líderes, estamos escolhendo pessoas com idade avançada e que, invariavelmente, perdem o fôlego diante de uma tarefa tão gigantesca quanto é liderar uma nação.
Vendo o presidente Joe Biden discursar sobre o assassinato do líder do Al Qaeda pelas forças de segurança americanas, era nítido o tom de voz baixo, quase sussurrando, bem como os constantes atrapalhos na leitura do telepronter. Aos 79 anos, o presidente americano é um homem fraco, de caminhar lento, o oposto daquilo que imaginamos do líder da maior potência mundial.

Ao final de seu mandato, ele terá 82 anos e pode entregar o poder a um homem de 78 anos. Afinal, Donald Trump, principal concorrente pelo partido democrata, também já é um senhor de idade.

Mas a dificuldade de renovação e o envelhecimento da política, não é exclusividade dos Estados Unidos. Basta olhar para a política brasileira e veremos o mesmo fenômeno acontecendo. O ex-presidente Lula, líder na corrida eleitoral brasileira para presidente, tem 76 anos e, caso se torne presidente, será um homem de mais de 80 anos ao final de seu eventual terceiro mandato.

Esse fenômeno político de não renovação é algo sintomático de nossos tempos. A polarização mundial que vivemos, invariavelmente nos leva aos mesmos nomes, num looping eterno. O clima de terror, imposto pelos políticos, faz com que o medo de algo novo seja tão grande, que as escolhas sempre recaem sobre nomes do passado.

É curioso que num mundo tão dinâmico e no qual as coisas são tão efêmeras e passageiras, que justamente os políticos estejam sendo eternizados!

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para UMA POLÍTICA DE PESSOAS ENVELHECIDAS

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época