Jornal Nova Época O Jornal do seu tempo

loader
X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
<<< VOLTAR
UNIÃO PELA SAÚDE
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

UNIÃO PELA SAÚDE

UNIÃO PELA SAÚDE

Existem situações na nossa vida em que parece que o mundo para completamente. Na quarta feira retrasada eu vivi um desses momentos. Atendia normalmente em meu consultório quando o telefone tocou e meu irmão me dizia que nosso pai estava com uma forte dor no peito e se dirigia ao hospital de São Francisco de Paula, já que ele se encontrava em Jaquirana.

Terminei meu atendimento com as mãos trêmulas e imediatamente me dirigi para lá. No caminho, com meu irmão já em São Francisco e sabendo que se tratava de um infarto grave, tentávamos uma transferência para uma UTI.

Foi nesse momento que ter amigos fez toda a diferença. O Dr. Felipe Kochenos ajudou com uma presteza e um carinho ímpar, conseguindo o contato do Hospital de Gramado e explicando a situação à administração de lá. Após arrumarmos um leito de UTI, uma ambulância o buscou em São Francisco e, em uma hora, ele estava dentro da UTI do São Miguel. Lá já se encontrava o Dr. Alexander, cardiologista e amigo, que assumiu o caso e salvou a vida de nosso pai.

Esse episódio me fez ter a certeza de algo que guardo dentro de mim desde muito tempo. A internet universalizou o conhecimento e faz com que o cardiologista aqui de Canela e Gramado tenha acesso às mesmas informações que um cardiologista que more em São Paulo ou Nova Iorque. O conhecimento se tornou público e não mais um feudo particular da academia ou de centros de excelência.

Aliado a tudo isso, entra um fator primordial ao atendimento nestas horas, o fato de conhecermos a pessoa. Faz toda a diferença não sermos apenas um número, algo que seria natural em um grande centro. E foi por não sermos apenas um número, mas sim pessoas que vivem em Canela e Gramado, que trabalham aqui, que se relacionam aqui, que tivemos acesso aos médicos. Desde vídeos do Dr. Alexander com meu pai na UTI, a visita de médicos amigos dele, além do carinho de profissionais de saúde como auxiliares, enfermeiros e funcionários.

Finalizo esse texto afirmando que o melhor de nossa saúde em Canela e Gramado são os profissionais. Pessoas em sua maioria dedicadas, humanas, prestativas. Precisamos com urgência ter estruturas físicas à altura destes profissionais. A situação estrutural de ambos os hospitais é muito aquém do que merecem duas comunidades que, juntas, possuem 120 mil habitantes e mais de 5 milhões de turistas que nos visitam aqui todos os anos.

Precisamos de um hospital regional que ofereça conforto para as nossas comunidades e turistas. Espero sinceramente que os políticos de Gramado e Canela unam forças, ao menos uma vez na vida e trabalhem juntos por essa causa. Ter dois hospitais é ter dois remendos. Só teremos uma medicina com estrutura de excelência, se nossas comunidades forem tratadas como uma única. Já temos o mais difícil de se conseguir, os profissionais. Agora é hora de darmos a eles as melhores ferramentas de trabalho.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp

Olá, deixe seu comentário para UNIÃO PELA SAÚDE

Enviando Comentário Fechar :/

PUBLICIDADE Jornal Nova Época