Por sentirem a nossa falta enquanto estamos fora de casa, eles comem o controle da TV, destroem o colchão (Chicooooo!), reviram o lixo, arranham o sofá, viram o potinho de água ou ração, mas cá para nós, não vivemos sem eles, nossos cães, gatos, hamsters, porquinhos da índia,...
Nesta sexta-feira (4) é o Dia Mundial dos Animais. A data é uma ação pelos direitos e bem-estar dos animais e é comemorado no mesmo dia da festa de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia e animais.
HISTÓRIA
O Dia Mundial dos Animais foi criado por Heinrich Zimmermann, escritor e editor alemão da revista Mensch und Hund, que em tradução livre significa “Humano e cachorro”. O evento estava programado para o dia 4 de outubro daquele ano, porém, o local não estava disponível e por isso o primeiro Dia Mundial dos Animais foi realizado no dia 24 de março de 1925. Mais de cinco mil pessoas participaram da comemoração. Mais tarde, em 1929, a data passou a ser comemorada no dia 4 de outubro para se alinhar com o Dia de São Francisco de Assis.
Quando começou, a data era comemorada apenas na Alemanha, Áustria, Suíça e Tchecoslováquia. Somente em maio de 1931, depois de muito esforço de Heinrich em promover o dia, em um Congresso de Proteção Animal Internacional, em Florença, a proposta de comemoração universal foi aceita e adotada. Um dos intuitos da data é mobilizar as pessoas para tornar o mundo um lugar melhor para todos os animais.
No NE, nossa mascote Gatuchinha (Foto: Paula Michaelsen)
Da esquerda para a direita, Manuelle, Carina Idalino e Gerson Nique. A família tem 13 gatos e três cachorros. Alguns deles foram resgatados após abandono (Foto: Claiton Saul)
OUTRAS DATAS PARA HOMENAGEAR OS ANIMAIS
Apesar de o dia 4 de outubro ser a data oficial para homenagear os animais, ela não é a única. Em 2011, a organização “Nosso Planeta” estabeleceu o Dia Nacional dos Direitos dos Animais (NARD). Este dia também é comemorado em diversos países. No entanto, as festividades acontecem no primeiro domingo de junho. Também, um pouco antes em 2005, foi fundado o Dia Nacional da Vida Selvagem, em memória ao conservacionista Steve Irwin.
O objetivo desta data é conscientizar a população sobre o número de animais ameaçados nacional e globalmente, que precisam ser preservados e salvos a cada ano. Esta data, especificamente, busca educar principalmente as crianças. O Dia Nacional da Vida Selvagem também busca incentivar os cidadãos a se levantarem e lutarem pelos animais que precisam de voz, visitarem zoológicos e fazerem doações para santuários de reabilitação da vida selvagem, bem como ONGs de animais para adoção.
Fabiane e Paulo Celi têm 10 cães e um gato. Sete dos cachorros são adotados
NOTÍCIA BOA
Olá, deixe seu comentário para VÁRIAS PATINHAS DE AMOR
Jornal Nova Época Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X